Charles do Bronxs é nocauteado no primeiro round e perde chance de retomar cinturão do UFC
Por Rodrigo Cirilo em 29/06/2025 às 02:32

O guarujaense Charles do Bronxs, de 35 anos, sucumbiu à trocação afiada do espanhol-georgiano Ilia Topuria, de 28, e foi nocauteado no primeiro round, no início da luta principal do UFC 317, em Las Vegas, nos Estados Unidos, na madrugada deste domingo (29). Dessa forma, ‘El Matador’ assumiu o cinturão da categoria peso-leve (até 70,3 kg), que estava vago após a mudança de categoria de Islam Makhachev.
Ambos os atletas descartaram a fase de estudo inicial e partiram para uma trocação franca nos primeiros segundos da luta. Vantagem para Topuria, que, em sua zona de conforto, conseguiu abrir um corte no supercílio do guarujaense com 30 segundos de combate. Em resposta, Charles agarrou o adversário e levou o confronto para o chão.
Charles acabou ficando por baixo do espanhol-georgiano e tentou finalizar com uma chave de perna, mas sem sucesso. Topuria levantou-se rapidamente, enquanto o brasileiro permaneceu deitado no solo, esperando que o ex-campeão dos penas entrasse em sua guarda – o que não aconteceu.
O árbitro então obrigou Charles a se levantar e, em nova trocação franca, Topuria encaixou uma combinação de dois socos e nocauteou o brasileiro com 2 minutos e 27 segundos de luta, tornando-se o primeiro invicto a ser campeão em duas categorias, com 17 vitórias no cartel. O campeão abdicou de seu cinturão nos penas (até 65,8 kg), após realizar apenas uma defesa, para subir de divisão.
EL MATADOR IS KING ? #UFC317 | @TopuriaIlia pic.twitter.com/OW1jQYokzS
— UFC (@ufc) June 29, 2025
Com base no boxe, os últimos três triunfos de Topuria foram por nocaute com socos, em lutas valendo cinturão: contra Alexander Volkanovski e Max Holloway – que nunca havia sido nocauteado anteriormente – na categoria peso-pena, e agora contra Charles do Bronxs, nos leves.
Sonho distante
Atleta mais antigo em atividade na organização, a esperança de retomar o cinturão da categoria, perdido em 2022, ficou distante para Charles do Bronxs. Considerada a divisão mais competitiva do UFC, a categoria peso-leve conta com nomes como Arman Tsarukyan, Justin Gaethje e Paddy Pimblett entre os favoritos a receber uma chance de disputar o título contra Topuria. Aliás, este último subiu no octógono logo após o combate para encarar o campeão e se colocar como o próximo desafiante.
Já na reta final da carreira, o guarujaense é o brasileiro com mais vitórias no UFC, com 23 triunfos, empatado com Andrei Arlovski e Donald Cerrone no ranking geral. Apenas Jim Miller, com 27 vitórias, permanece à frente. Além disso, é o lutador com mais finalizações no Ultimate, com 16, e o que mais venceu por via rápida (que inclui nocaute), com 20.
Outra marca que o ex-campeão carrega consigo é a de maior número de bônus em dinheiro concedidos pelo UFC aos lutadores após cada evento. Ao todo, foram 19 prêmios: 13 de Performance da Noite, três de Finalização da Noite e três de Luta da Noite. Agora, o cartel do guarujaense no MMA conta com 35 vitórias, 11 derrotas e uma luta sem resultado.