Acidentes com veículos provocaram 82 interrupções de energia na Baixada Santista

Por Santa Portal em 28/10/2025 às 11:00

Divulgação/CPFL
Divulgação/CPFL

Acidentes de trânsito com impactos sobre a rede elétrica, como colisões contra postes e rompimento de cabos aéreos, provocaram 82 ocorrências de falta de energia de longa duração na Baixada Santista, entre janeiro e agosto deste ano. Os dados são da CPFL Piratininga.

Segundo a distribuidora de energia, que atende Cubatão, Vicente de Carvalho, Praia Grande, Santos e São Vicente, as colisões diretas contra postes estão entre os acidentes mais críticos, pois geralmente resultam em manutenção demorada ou complexa. Uma mesma ocorrência pode, inclusive, ocasionar danos em mais de um poste, exigindo a troca das estruturas e a reconstrução de um trecho maior da rede.

“Esses acidentes afetam não apenas os condutores envolvidos ou a concessionária. Quando a rede elétrica é danificada o impacto se estende à comunidade. Embora nossos times atuem rapidamente, isolando os circuitos comprometidos para limitar o número de clientes sem energia, as interrupções podem atingir serviços essenciais que exigem funcionamento contínuo, como hospitais e o abastecimento de água”, explica Ricardo Pessanha, gerente de Operações de Campo da CPFL Piratininga.

O trabalho é dividido em duas etapas: primeiro, remoção dos riscos e restabelecimento da energia para a maioria dos clientes; depois, os reparos necessários. “Apesar da pronta resposta das nossas equipes, em muitos casos é também necessário aguardar a perícia policial e a retirada do veículo para que possamos iniciar os trabalhos”, explica Pessanha.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.