Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

20/06/2025

Você cuida bem dos seus pets? Saiba como garantir uma vida saudável para eles

Por Maria Clara Pasqualeto em 20/06/2025 às 11:00

Reprodução/Freepik/@garetsvisual
Reprodução/Freepik/@garetsvisual

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro maior país do mundo em número de pets e no consumo de produtos voltados para eles, totalizando mais de 160 milhões de animais identificados. Com o crescimento contínuo dessa convivência, muitas pessoas enfrentam dificuldades ou desconhecem cuidados essenciais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos seus companheiros. Confira abaixo algumas dicas de como cuidar do seu pet.

Cuidados essenciais

Para o veterinário e apresentador do Programa Pedro Filetti, da Santa Cecília TV, Pedro Filetti, os cuidados fundamentais abrangem diversos fatores como higiene, visitas médicas periódicas, exercícios e sociabilização.

“Envolvem uma alimentação balanceada, oferecer o que ele realmente precisa – como vitaminas e proteínas-, fazer consultas periódicas de, pelo menos, uma visita a cada ano, higiene, banhos e cuidados com a orelha e com seus dentes, e fazer prevenção parasitária, envolvendo vermífugos e antipulga. Outro ponto muito importante é dar estímulos ao animal, para que ele interaja socialmente. Então, fazer exercícios, utilizar brinquedos, além da sociabilização com outros animais são fundamentais”.

Sinais importantes

Nos casos em que os animais aparentemente não se sentem bem, Filetti explica sinais importantes que pets apresentam, podendo significar que estão doentes ou que precisam de tratamento médico.

“Mudança no apetite e comportamento, perda de peso rápida, parar de comer, e às vezes até vômito ou diarreia. Podem ficar mais agressivos ou deprimidos, lambendo e mordendo a si próprios, e, também, podem mancar e apresentar diarreias. Os sinais, na verdade, são diversos, mas é importante levar o animal a um veterinário caso algo fuja da normalidade”.

Erros comuns

Apesar de animais de estimação exigirem cuidados extremamente específicos, muitas pessoas acabam cometendo erros no tratamento básico.

“Alimentação é fundamental, porém, há tipos próprios de comida para animais, e muitas pessoas dão um frango com arroz, achando que está certo. Outros erros incluem donos que não dão vacina ou remédios para parasitas, deixam o animal em um apartamento muito pequeno -sendo que o animal precisa de espaço-, ou até mesmo não ligam para algum sinal diferente que o bichinho apresenta e achar que é ‘normal’. Às vezes, até mesmo o excesso de proteção pode gerar um comportamento indesejado ou uma dependência emocional. É sempre fundamental deixar o animal em um ambiente seguro, para que nenhum acidente aconteça”.

Doenças e vacinação

Por fim, Filetti menciona as doenças mais comuns em cães ou gatos, bem como tratamentos necessários. “A vacina protege as doenças mais importantes à prevenção, como a V10, a “raiva”, que é uma “zoonose” (doença que passa dos animais aos seres humanos), além da gripe, leptospirose (doença transmitida pela urina de ratos), parvovirose canina (doença que provoca diarreia e vômitos) e cinomose (doença altamente contagiosa que pode deixar sequelas nos cachorros”.

loading...