25/11/2025

Preços de alimentos saudáveis caem em setembro; conheça os benefícios

Por Anna Clara Morais em 25/11/2025 às 10:51

Reprodução
Reprodução

Os principais componentes da salada registraram diminuição nos preços em setembro, o que, de acordo com a nutricionista Lethicia Nunes, viabiliza uma alimentação melhor e mais balanceada. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor da cebola, do pepino e da batata reduziram entre 20% e 22%. Além disso, o tomate também apresentou grande redução, quase 18%.

“A cebola e o pepino estão no grupo das verduras e legumes, sendo chamados de reguladores. A batata é um tubérculo e está classificado como energético (grupo dos carboidratos), já o tomate é um fruto e também um regulador”, explica a nutricionista.

Cada um desses alimentos possuem não só um sabor único, mas também promovem diversos benefícios a saúde ao serem consumidos. A especialista lista as características e utilidades dos ingredientes:

  • Cebola: tempero que dá um toque marcante no prato, é rica em antioxidantes, o que combate os radicais livres e reduz inflamações, fortalece o sistema imunológico, por conta da vitamina C, é antibacteriano e auxilia na digestão por estimular a produção de enzimas digestivas. 
  • Pepino: excelente para estar presente na salada, baixo em calorias, alto em água, fonte de fibras (o que contribui para o bom funcionamento intestinal) e também tem antioxidantes que mantém a saúde da pele. 
  • Batata: ótima opção como fonte de energia, contém potássio que ajuda no controle da pressão arterial, auxilia o intestino por ser fonte de fibras e versátil nas receitas. 
  • Tomate: rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e reduzir o colesterol ruim (LDL), fonte de vitamina A e C, o que gera seus efeitos anti-inflamatórios. 

Ainda segundo Lethicia, o tempo de armazenamento das comidas varia entre cinco dias e três meses. No caso da cebola, com casca, dura de quatro a seis semanas em local fresco e ventilado, quando cortada, na geladeira e em pote fechado, de três a cinco dias. O pepino inteiro e guardado dentro da geladeira, são de cinco a sete dias e cortado, dois dias em recipiente fechado. A batata crua dura de dois a três meses em local fresco e cozida de três a cinco dias na geladeira. O tomate inteiro são cinco dias e cortado dois dias na geladeira em pote fechado.

A queda também atingiu a mandioquinha, que diminuiu em 5,23%, o pimentão (4,34%), a vagem (3,09%), cenoura (1,85%), berinjela (1,68%) e ovos (3,47%).

“A variedade no nosso prato é essencial para o equilíbrio da nossa saúde, é verdade que quanto mais colorido o prato, mais nutrientes colocamos para dentro do nosso corpo. Melhor ainda quando os preços estão mais acessíveis”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.