Vai prestar concurso público? Veja dicas essenciais para ir bem
Por Maria Clara Pasqualeto em 19/06/2025 às 13:00

Apenas em 2025, o governo aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA 2025), que pode preencher até 57.814 vagas em concursos públicos. As oportunidades, portanto, são inúmeras, e aparecem rápido. Porém, segundo dados da Central de Concursos, entre 50 a 60% dos candidatos compõe a taxa média de abstenção dos concursos públicos, incluindo o sentimento de não ser capaz de passar nas provas. Devido a esses fatores, a professora e especialista em recursos humanos Cristina Matos menciona que a preparação aos concursos é a parte mais importante ao sucesso do participante, a qual, muitas vezes, não é realizada de modo correto. A seguir, confira métodos de preparação essenciais a concursos públicos.
Identificação de interesses e escolhas
Com tantas opções e áreas disponíveis nas provas, Cristina explica que é fundamental entender o que exatamente o candidato quer escolher e, aí sim, preparar-se corretamente para a prova.
“Para começarmos a falar sobre a participação em concursos, alguns passos iniciais são fundamentais, como a escolha do concursos, identificando aquele que seja de seu interesse. Caso já tenha escolhido ou se interessa por algum concurso, então prossegue a próxima fase, de estudo e preparação”.
Preparações para concursos
Após identificar interesses pessoais e definir o concurso a prestar, o processo de preparação nos estudos começa. Os principais métodos que a especialista sugere incluem:
- Um plano de estudos – Criar um cronograma de estudos detalhado, dividindo o tempo entre as diferentes matérias exigidas no edital;
- Materiais de estudo – Utilizar apostilas, livros específicos para concursos, videoaulas e cursos preparatórios. Sites como Gran Cursos On line e Estratégias Concursos oferecem materiais de qualidade.
- Simulados e provas anteriores – Pratique com provas anteriores e simulados para se familiarizar com o formato das questões e o tempo da prova.
Dentre as ferramentas mencionadas, a docente destaca como a mais importante a criação do plano de estudos, principalmente, para aqueles que trabalham e não tem tanto tempo de estudar: “O plano de estudos facilita essa preparação”.
Existem inúmeros sites e artigos que disponibilizam conteúdo sobre a elaboração do cronograma de estudos. Para mais informações, clique aqui.
Cuidados
Além das dicas citadas anteriormente por Cristina, a especialista destaca, no entanto, cuidados importantes que o candidato deve sempre se atentar. Estes são:
- Ler atentamente o edital do concurso para entender os requisitos, as datas importantes, conteúdo programático e outras informações relevantes.
- Sobre a documentação – preparar todos os documentos necessários para a inscrição para a inscrição, como RG, CPF, comprovante de escolaridade, entre outros.
- Inscrição – realize a inscrição dentro do prazo estipulado no edital e pagar a taxa de inscrição, se houver.
No dia da prova, observar atentamente
- Local e horário, evitando chegar com atrasos; levar material permitido, como caneta esferográfica preta ou azul, documento de identidade e comprovante de inscrição.
- Faça uma alimentação saudável e leve antes da prova, além de ter garantido uma boa noite de sono.
Quanto a fase de resultados e recursos
- Acompanhe os resultados sempre com atenção às datas de divulgação dos resultados e às instruções para interposição de recursos, se necessário.
- Recursos: se houver necessidade de recorrer, siga as orientações do edital para apresentar seu recurso dentro do prazo.