18/12/2025

Brasil está pronto para fim da escala 6x1, diz Lula

Por Mariana Brasil, Catia Seabra, Lucas Marchesini e Isadora Albernaz/Folhapress em 18/12/2025 às 16:28

Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil
Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (18) que o Brasil já está pronto para reduzir a jornada 6×1 -seis dias de tabalho e somente um de descanso. Hoje, o tema tramita em mais de uma proposta no Congresso, com o apoio do governo.

Apesar disso, Lula disse esperar que os sindicatos também mandem uma proposta sobre a redução, para que a partir daí ele envie ao Congresso um projeto de autoria desses grupos.

“Eu não quero tomar iniciativa e mandar projeto de lei do governo. Eu preciso ser provocado. Então já pedi para os dirigentes sindicais irem para porta da fábrica, fazer proposta, vai no Conselhão, faça proposta já que quando eu tiver, eu mandarei para o Congresso Nacional”, declarou em entrevista a jornalistas.

“O país está pronto e a economia está pronta para fim da escala 6×1. Não existe um único argumento que possa dizer que sociedade brasileira não está pronta”, disse ainda.

A proposta se tornou parte do discurso dos partidos de esquerda e é uma das vitrines que a gestão petista pretende apresentar na eleição de 2026. Hoje, a discussão é encabeçada principalmente pelos ministros Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).

Boulos chegou a ir à Câmara para defender a pauta, marcando uma entrada oficial do Palácio do Planalto na discussão com o Congresso.

Uma das propostas é a PEC (proposta de emenda à Constituição) aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na quarta-feira (10). O autor, senador Paulo Paim (PT-RS), afirmou que o fim da escala 6×1 requer muito diálogo para que a medida seja validada no Congresso em 2026 e passe a vigorar a partir de 2027.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.