Alta do IPCA indica provável ultrapassagem da meta de inflação
Por Anna Clara Morais em 24/05/2025 às 12:00

Após alta de 0,43%, em abril passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu o acumulado de 2,48% em 2025. Para o economista Alexandre Gaino, considerando este cenário, o mais provável é que o ano encerre estourando a meta de inflação mais uma vez.
No mesmo período em 2024, o IPCA estava em 0,38% e, ainda que abaixo do que o registrado em 2025, o ano fechou ultrapassando o limite estipulado pelo governo (4,50%). Neste ano, segundo o especialista, a estimativa de inflação até o final dos 12 meses está em 5,50%, mesmo apresentando possível queda em relação à expectativa anterior do mercado.
A inflação de abril afetou principalmente os setores de vestuário, alimentação, bebidas, saúde e cuidados pessoais.
No departamento de saúde e cuidados pessoais, a elevação foi de 1,18% e, de acordo com o economista, a razão seria o aumento dos preços dos medicamentos, regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo Gaino, em relação aos alimentos em especial, o cenário é preocupante, mas possui pontos positivos.
“A inflação de alimentos continua sendo preocupante e é resultado da elevada demanda, o que a princípio é bom, pois significa que as pessoas possuem dinheiro para gastar, somada às restrições de oferta relacionadas aos problemas climáticos, o aumento das exportações agrícolas; que busca maiores ganhos no mercado internacional e a desorganização de uma política de segurança alimentar e estoque de controle, desmantelada nos governos anteriores”, explica.
A dica do especialista para driblar os valores altos, é buscar por produtos substitutos no mercado, sempre atrás dos melhores preços e evitar itens importados. Além de sugerir alterar o consumo de acordo com a época do ano, procurando aproveitar ao máximo as promoções em decorrência da época de colheita e safra.