Receio de brigas define perímetros de torcidas de Flamengo e Palmeiras em Lima
Por Flavio Latif e Bruno Braz/Folhapress em 26/11/2025 às 19:42
Os episódios de brigas em Lima entre torcedores de Flamengo e Palmeiras na semana da final da Copa Libertadores causaram uma mudança no comportamento das duas torcidas: ambas respeitam um “perímetro” no bairro que escolheram ficar.
A reportagem do UOL esteve em Miraflores, bairro turístico de Lima, para acompanhar a concentração de torcedores rubro-negros para assistir ao jogo contra o Atlético-MG, que poderia dar o título ao Flamengo -o que não aconteceu.
A torcida do Palmeiras também planejava um encontro em Miraflores, mas acabou optando pela mudança de local. Foi escolhido um bar em San Isidro -bairro vizinho- justamente para evitar um novo conflito com os flamenguistas.
O UOL presenciou mensagens em grupos de Whatsapp de palmeirenses alertando sobre cuidados ao passar pela rua onde estavam os rubro-negros, conhecida como “Calle de Las Pizzas”. Por lá, havia apenas uma viatura da polícia.
Uma pequena parte da torcida do Palmeiras optou por ficar a um bar a 120m da concentração de flamenguistas, e não tiveram nenhum problema. No entanto, a reportagem esteve no local até o fim da partida e não viu nenhum palmeirense passando pela “rua dos torcedores do Fla”.
Miraflores e San Isidro são os bairros onde Flamengo e Palmeiras se hospedarão para a final da Copa Libertadores, e fizeram uma “divisão natural” do espaço. O Fla vai ficar no Hilton Lima Miraflores, e o Palmeiras no Hyatt Centric San Isidro Lima. Ambos chegam a Lima nesta quaerta-feira.
A maior parte dos membros de torcidas organizadas ainda não chegou em Lima e as confusões registradas foram protagonizadas em sua maioria por “torcedores comuns”. A expectativa é que esse clima piore nos próximos dias com a chegada de cada vez mais fãs.
A legislação peruana prevê prisão para torcedores dependendo do grau da confusão.
A final da Copa Libertadores acontece neste sábado (29), às 18h (de Brasília), no estádio Monumental.