Meta dupla de Abel falha, e controle de carga vira dilema no Palmeiras
Por Folhapress em 02/02/2026 às 09:58
Ao escalar o time reserva do Palmeiras contra o Botafogo-SP, Abel Ferreira desejava vencer e encaminhar a classificação do Alviverde no Campeonato Paulista sem ter de desgastar seus principais jogadores. Só que a derrota em Ribeirão Preto atrapalhou os planos do técnico português.
Plano deu errado
Contra o Botafogo-SP, Abel escalou um time totalmente diferente do que empatou com o Atlético-MG. O único jogador considerado titular que começou o jogo em Ribeirão Preto foi Vitor Roque, que também não esteve entre os titulares contra o Galo.
Uma vitória neste domingo (1º) poderia encaminhar a classificação do Palmeiras para as quartas de final do Paulistão. Caso o Verdão vencesse, e Mirassol e Capivariano não triunfassem contra Novorizontino e Corinthians, respectivamente, a classificação estaria garantida. O jogo entre os times do interior será retomado nesta segunda-feira (2) após interrupção devido ao mau tempo, enquanto o rival joga contra o Capivariano apenas na quinta-feira.
Além de não sair com a vitória, Abel desgastou alguns de seus titulares. Marlon Freitas, Flaco López e Andreas Pereira entraram aos 17 minutos do 2º tempo, enquanto Allan e Sosa foram acionados 4 minutos depois.
Sem a classificação garantida no Paulista, o português pode escalar seus titulares em uma sequência de jogos que também envolve o Brasileirão. Abel já afirmou que o campeonato nacional é prioridade, e os titulares não devem ser poupados nele.
Pelo Paulista, o Palmeiras tem mais dois jogos na 1ª fase um clássico contra o Corinthians e um duelo contra o Guarani.
Caso a classificação não venha contra o Corinthians, Abel pode optar por jogar com os titulares contra o Guarani. Neste cenário, o Palmeiras jogaria com os principais atletas em quatro partidas seguidas duas pelo Brasileiro e duas pelo Paulista.
Próximos jogos do Palmeiras
- Palmeiras x Vitória – Campeonato Brasileiro
- Corinthians x Palmeiras – Campeonato Paulista
- Internacional x Palmeiras – Campeonato Brasileiro
- Palmeiras x Guarani – Campeonato Paulista
Em meio à sequência, Abel não quer culpar o calendário pelo desempenho ruim que o Palmeiras vem tendo ultimamente. Com o início mais cedo do Brasileiro, muitos times têm passado pelo mesmo dilema de escolher entre titulares e reservas.
[Culpar o calendário] Parece desculpas, e eu não gosto. Acima de tudo assumir a responsabilidade de uma má exibição num gramado ruim -ou péssimo- para as duas equipes.Abel Ferreira, após Botafogo-SP 1 x 0 Palmeiras