Trabalhadores da Cetesb podem deflagrar greve na região a partir da próxima terça-feira

Por Santa Portal em 13/07/2025 às 12:00

Divulgação/Governo de SP
Divulgação/Governo de SP

Os trabalhadores da Cetesb, que atuam na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, poderão deflagrar greve, por tempo indeterminado, a partir da 0h da próxima terça-feira (15), devido ao impasse nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por parte da empresa.

De acordo com a categoria, essa decisão será deliberada pelos empregados em assembleia nesta segunda-feira (14), às 8h, nas unidades de Santos e de Cubatão.

A data-base da categoria é 1º de maio, mas até o momento não houve qualquer manifestação da Comissão de Política Salarial (CPS) do Governo do Estado, responsável por validar as propostas salariais no âmbito das estatais paulistas.

A última reunião entre o Sindicato e a Cetesb ocorreu no dia 22 de maio. Naquela ocasião, a empresa se comprometeu a encaminhar a proposta construída à CPS, mas condicionou a retomada das negociações à resposta do órgão, o que não ocorreu até o momento.

“Esse silêncio prolongado é um desrespeito com quem mantém a empresa em atividade todos os dias. A espera prolongada demonstra descaso com os trabalhadores de uma empresa essencial para a proteção ambiental e a saúde pública”, afirmou o presidente do Sintius, Tanivaldo Monteiro Dantas.

O sindicato defende que a remuneração e os benefícios sejam corrigidos em 5,53% (índice da inflação verificado pelo IPCA entre maio de 2024 e abril deste ano), mais aumento real. Além disso, cobra o retorno da cesta de Natal e a renovação de todas as cláusulas do ACT vencido no final de abril.

Outro ponto defendido pelo Sintius é o ajuste nas cláusulas relacionadas ao plano de saúde, além da concessão de uma cota de isenção de coparticipação em consultas e exames simples, beneficiando os empregados e dependentes.

“É inadmissível que uma campanha salarial, um instrumento legítimo de valorização e proteção dos trabalhadores, fique refém de entraves burocráticos e da falta de vontade política do governador Tarcísio de Freitas”, ressaltou Dantas.

O que diz a Cetesb?

“A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mantém amplo diálogo com representantes sindicais e trabalha em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para valorização dos profissionais. Destaque para o pagamento, nos últimos três anos, do Programa de Participação nos Resultados, refletindo a eficiência institucional; e a reposição histórica do quadro funcional, com a contratação de 224 novos empregados por concurso público após mais de 12 anos, além da adesão de 126 empregados ao Programa de Desligamento Incentivado”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.