Quadrilha invade parque ecológico, rouba veículo, materiais e pássaro de “alto valor”

Por Santa Portal em 12/10/2025 às 06:00

Divulgação/Prefeitura de Cubatão
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Oito homens armados invadiram na madrugada deste sábado (11) o Parque Ecológico Cotia-Pará, às margens do km 56 da pista sul da Via Anchieta, em Cubatão. Segundo as informações preliminares transmitidas à Polícia Civil, a quadrilha roubou um caminhão, diversos materiais e um “pássaro de alto valor”. A raça da ave não foi informada.

Vestidos de preto, os ladrões usavam luvas e tinham os rostos encobertos por toucas estilo ninja. Fechado para o público por passar por reforma e com previsão de reabertura para o final deste ano, o Cotia-Pará foi invadido por volta da 1h30. Inicialmente, os criminosos renderam um vigilante.

Essa vítima é funcionária de uma empresa terceirizada que presta serviço à empreiteira responsável pela reforma. Sob a mira das armas dos bandidos, o vigilante foi obrigado a se sentar em um banco no canteiro de obra, enquanto os marginais abriram as portas de dois contêineres.

Em uma caixa metálica havia maquinários, ainda não especificados, enquanto na outra estavam guardados materiais de escritório e câmeras de segurança novas a serem instaladas no parque ecológico. Nas dependências do Cotia-Pará funciona o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), que também foi alvo dos ladrões.

Um vigilante que estava nesse centro foi dominado por dois assaltantes. Segundo ele, a dupla se apoderou do pássaro e de um equipamento que armazena imagens das câmeras de videomonitoramento. Os dois vigilantes não sofreram violência física e, no início da manhã, foram levados por guardas municipais até a Delegacia de Cubatão.

Mantido pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade São Judas, o Ceptas abriga pássaros, répteis e mamíferos, como macacos. A maioria é vítima do tráfico de animais, oriunda da Mata Atlântica e foi apreendida pela Polícia Militar Ambiental. A unidade é referência na região no tratamento e na reintrodução de espécies à natureza.

Fuga em duas etapas

O vigilante do canteiro de obra contou que os materiais retirados dos contêineres foram colocados dentro de um caminhão munck – aquele que tem um guindaste afixado na carroceria. O veículo é um Volkswagen branco, que pertence à empreiteira Complexa Construções. Ele estava dentro do parque.

Inicialmente, apenas dois bandidos fugiram com o caminhão. Os demais permaneceram no Cotia-Pará até por volta das 3h45, mantendo os vigilantes como reféns. Depois, eles escaparam pelo portão principal do parque. A invasão do Cotia-Pará ocorreu pelo acesso do Caminho 2, na Vila Natal.

Após a fuga de todo o bando, a Guarda Civil Municipal foi acionada. Integrantes da corporação se dirigiram ao parque e acompanharam as vítimas à delegacia. O delegado Fábio Pierry acionou o Instituto de Criminalística para a coleta de eventuais vestígios deixados pelos assaltantes. Ele aguarda a relação detalhada do que foi roubado. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.