Professores de Cubatão suspendem greve e retomam paralisação na próxima terça
Por Santa Portal em 09/05/2025 às 05:00
Em assembleia realizada nesta quinta (8), os professores e professoras de Cubatão decidiram suspender a greve até a próxima segunda-feira (12). A categoria já marcou a retomada da paralisação das escolas a partir de terça (13).
Nesta sexta-feira (9), às 10h, haverá uma reunião entre o Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC) e a Secretaria Municipal de Gestão. No mesmo dia, às 18h15, ocorre uma nova assembleia para avaliar o que for trazido da reunião com o Governo.
Neste terceiro dia de greve, os manifestantes fecharam a Ponte Arco Íris, na Vila Elizabeth, entre as 11h30 e 12h30, como forma de protesto. Na parte da tarde houve passeata na Avenida 9 de Abril.
Greve da educação
Os professores municipais de Cubatão entraram em greve na manhã de terça-feira (6), por tempo indeterminado. A maioria da categoria recusou a contraproposta da prefeitura que prevê 5,48% de reajuste salarial sobre o salário base de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas. O Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC) reivindica um ajuste de 11%, entre outros pedidos.
De acordo com o sindicato, a proposta do governo municipal não contempla pontos considerados essenciais pela categoria. Entre os principais estão a revisão das aposentadorias – compromisso assumido em greves anteriores – , a equiparação salarial entre professoras da Educação Infantil I e demais docentes, e o fim dos descontos salariais de professores do Fundamental II em casos de faltas médicas.