Professores de Cubatão acampam no paço municipal durante greve

Por Santa Portal em 07/05/2025 às 20:00

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Cerca de 100 professores da rede municipal de Cubatão acamparam em frente ao gabinete do prefeito César Nascimento (PSD) nesta quarta-feira (7) demandando uma resposta da administração. A categoria está em greve decidida em assembleia após a maioria dos professores rejeitar a proposta da Prefeitura de reajuste de 5,48% sobre o salário-base.

Segundo apurado pelo Santa Portal, a maior parte do grupo se dispersou para a área externa do Paço Municipal no fim da tarde. Um número reduzido de servidores permaneceu no interior do prédio. De acordo com a presidente Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC), Paula D’Albuquerque, a gestão informou que entregaria uma resposta por escrito dos itens reivindicados às 18h desta quarta.

“Nós, que estamos aqui [dentro do paço municipal], decidimos numa pequena assembleia que vamos permanecer até esse documento chegar”, afirmou Paula D’Albuquerque, presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC).

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que todas as 54 unidades escolares da rede estiveram abertas durante o dia e continuarão funcionando normalmente nos próximos dias, com atividades curriculares, merenda e transporte escolar. A adesão à paralisação, segundo a pasta, foi pequena.

A Prefeitura também negou que haja professores acampados no gabinete ou em sua porta. De acordo com a administração municipal, apenas um pequeno grupo de representantes do sindicato esteve no local, dando continuidade às negociações.

Ainda segundo a nota, esse grupo apresentou novas reivindicações na tarde de hoje, que serão analisadas por uma comissão da Prefeitura. Uma nova reunião entre o sindicato e as secretarias de Educação e Gestão foi marcada para sexta-feira (10). A Justiça também agendou uma audiência de conciliação entre as partes para o dia 15 de maio.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.