Mulher internada com suspeita de intoxicação por metanol em Cubatão recebe alta
Por Santa Portal em 06/10/2025 às 10:00
A mulher de 36 anos, internada no Hospital de Cubatão na última semana por suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcóolica, recebeu alta a pedido no último sábado (4). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Cubatão.
Na semana passada, a mulher deu entrada no Pronto-Socorro Central de Cubatão convulsionando e em estado de coma alcoólico. Ela foi transferida pra o Hospital Municipal, onde permaneceu internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e, posteriormente, foi transferida para a enfermaria.
Segundo a Prefeitura, a paciente passou por coleta de urina e o resultado que deve descartar ou confirmar a contaminação por metanol está previsto para o próximo dia 9 (quinta-feira).
Caso em São Vicente
Além do caso de Cubatão, a Baixada Santista também registrou um caso suspeito de contaminação por metanol em São Vicente. Uma paciente de 31 anos deu entrada no Pronto-Socorro (PS) Central da cidade na semana passada e, posteriormente foi encaminhada ao Hospital do Vicentino, onde passou por exames.
Segundo a Prefeitura, a mulher recebeu alta neste sábado (4), após apresentar melhora clínica em relação ao quadro que motivou sua internação. Ela está em condições estáveis e não necessita de cuidados intensivos, mas segue em acompanhamento para continuidade da recuperação.
A paciente encontra-se receptiva às orientações médicas e foi liberada com suporte necessário para dar seguimento ao tratamento. Ela continuará a ser acompanhada pelas equipes de saúde da cidade. Os exames laboratoriais foram enviados à Instituição Adolf Lutz e ainda estão em processo de análise.
País em alerta
Até o momento, o Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol, de acordo com o Ministério da Saúde. São 16 casos confirmados em todo o país, com registro de 15 óbitos. Deste número, duas mortes foram confirmadas em São Paulo – o restante ainda está sob investigação