GCM impede transporte e apreende pássaro ameaçado de extinção em Cubatão
Por Santa Portal em 07/01/2026 às 06:00
A Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu, na última sexta-feira (2), um um pássaro silvestre da espécie azulão em Cubatão, na Baixada Santista. Segundo informações da Prefeitura, o animal era transportado em uma gaiola coberta por tecido por um homem de 57 anos, que foi abordado após apresentar comportamento suspeito.
Segundo o registro da ocorrência, ao notar a aproximação da viatura na Rua Padre Nivaldo Vicente dos Santos, ele mudou bruscamente o comportamento, acelerou o passo e alterou repentinamente o trajeto, o que motivou a abordagem.
A equipe da GCM apreendeu o pássaro azulão e adotou as medidas administrativas cabíveis contra o suspeito.
O animal foi levado ao Parque Estadual da Serra do Mar, que ficou responsável pela soltura do pássaro azulão no Parque Guariuma, localizado no bairro Jardim Melvi, em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Animal em extinção
O azulão mede aproximadamente 15 centímetros de comprimento. O macho tem plumagem azul-escura quando adulto, com a fronte, sobrancelhas e coberteiras superiores das asas azuis-brilhantes. A fêmea e os imaturos são marrons-pardos. Tem canto sonoro, intenso, melodioso, fluente e extenso que varia no crepúsculo e pela madrugada.
Esse animal reside no topo de arbustos e árvores de porte médio. Desde 2018, o pássaro azulão está na Lista Vermelha do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçade de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMBio).