Cubatão deve ampliar fiscalização sobre bebidas destiladas adulteradas
Por Santa Portal em 15/10/2025 às 11:00
Uma reunião realizada nesta terça (14) com autoridades sanitárias e de segurança pública discutiu a logística para fiscalização no comércio de Cubatão para o combate à comercialização de bebidas destiladas adulteradas ou irregulares e também sem nota fiscal.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é realizar operações surpresa por toda a cidade. “Serão necessárias várias operações para percorrer todos os bairros e também atender a eventuais denúncias que envolvam bebidas e alimentos comercializados irregularmente e também adulterados”, afirmou Daniela Paz, Diretora de Vigilância em Saúde, que capitaneou a reunião.
Nos últimos finais de semana, as equipes estiveram reunidas realizando fiscalizações no Guará Fest, no Píer do Casqueiro, uma vez que a Prefeitura determinou a proibição de venda de bebidas destiladas em barracas montadas dentro da festa e ao redor da Praça Independência. Foram apreendidas pelo menos 40 garrafas com o material, cuja venda estava suspensa no local.
Balanço nacional
Cubatão não possui casos investigados de contaminação por metanol. A Baixada Santista, no entanto, teve seu primeiro caso confirmado. Uma adolescente de 16 anos, moradora de Mongaguá, teve intoxicação por metanol confirmada por critérios clínicos e exame de urina. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mongaguá nesta terça-feira (14).
A paciente segue internada na UTI do Hospital Regional de Itanhaém, em estado grave e com prognóstico reservado, necessitando de tratamento intensivo. O antídoto específico foi administrado, porém sem sucesso clínico.
Dados do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda (13) mostram que o número de casos de suspeitos de intoxicação por metanol, após consumo de bebida alcoólica, é de 213 notificações registradas em todo o país, sendo 32 casos confirmados e 181 em investigação. Dos 32 casos de intoxicação confirmados, 28 deles são no Estado de São Paulo.