Cubatão apresenta painel na COP30 sobre a trajetória da cidade

Por Santa Portal em 16/11/2025 às 13:00

Divulgação/Prefeitura de Cubatão
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Único município paulista a integrar a programação oficial de painéis da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Cubatão apresentou neste sábado (15) um painel na Blue Zone sobre a trajetória da cidade.

O painel foi conduzido pelo prefeito César Nascimento, que apresentou a trajetória de Cubatão, suas ações e os projetos estruturantes de sustentabilidade. “Não viemos à COP apenas contar histórias, mas propor soluções. Nossa experiência , de Vale da Morte a Cidade Verde, nos qualifica para liderar uma nova agenda para o futuro”, afirmou o prefeito.

Após sua palestra no Blue Zone, o prefeito participou, no mesmo local, de mesa de ideias junto a dirigente do Quênia; Hernán Hougassian, Diretor de Transição Ecológica da província de Buenos Aires na Argentina; e Alessandra Fajardo, diretora executiva técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebeds).

No encontro, César Nascimento destacou iniciativas como projetos de crédito de carbono azul, focados na captura de CO₂ em ecossistemas de manguezais, com potencial para gerar renda limpa e fortalecer a economia verde local; casas flutuantes e infraestrutura verde, exemplos de soluções de adaptação climática desenvolvidas pelo município; avanços do Polo Industrial de Cubatão na descarbonização, incluindo diesel 100% renovável, querosene verde para aviação e implantação de centro de produção de hidrogênio verde.

O prefeito também informou o interesse do município em criar um Centro de Pesquisa de Manguezais, fortalecendo a agenda científica e a proteção dos ecossistemas costeiros que fazem de Cubatão uma referência ambiental. “Já entre Governo, Comunidade e polo industrial funciona. Nossos projetos podem ser replicados e mostram que Cubatão está preparado para liderar soluções reais de adaptação e transição energética”, destacou César.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.