Cabo da PM morre ao ser atingido com tiro na testa dentro de viatura em Cubatão
Por Santa Portal em 24/05/2025 às 12:00

O cabo Júlio César da Silva Costa, de 43 anos, foi assassinado com um tiro na testa, por volta das 23h30 de sexta-feira (23), em Cubatão. O policial militar comandava uma equipe da Força Tática, ocupava o banco frontal de passageiro de uma viatura Chevrolet Trailblazer e não teve qualquer chance de se defender. O autor do disparo fugiu.
O ataque aconteceu na Avenida Principal, na altura do beco da Manjuba, na Vila Esperança. Tão logo a viatura ingressou nessa via, a principal da comunidade, um desconhecido com uma mochila nas costas começou a fugir. Enquanto corria, ele virou-se para atirar cerca de cinco vezes na direção do veículo da PM.
Um disparo atingiu o capô da viatura e outros dois atravessaram o para-brisa, acertando o cabo Júlio. Outro cabo dirigia o veículo, que ainda era ocupado por dois soldados. A guarnição não revidou os disparos porque o motorista, ao perceber o colega ferido, realizou uma manobra e seguiu imediatamente ao Pronto-Socorro Central de Cubatão.
Uma médica dessa unidade atestou a morte do cabo Júlio assim que ele deu entrada. Posteriormente, peritos estiveram no local do homicídio e coletaram cinco cápsulas deflagradas, além de boné, par de chinelos e um telefone celular que teriam sido perdidos pelo autor dos disparos durante a fuga.
O aparelho está bloqueado com senha. Será requerida autorização judicial para periciá-lo com o objetivo de acessar os seus arquivos. Um outro celular foi apreendido. Ele pertence a um adolescente de 16 anos, que teria começado a filmar a ocorrência, segundo os policiais. O delegado Fábio Pierry, da Delegacia de Cubatão, atendeu o caso. (EF)