Autoridade Portuária de Santos toma as primeiras providências para o início das obras do túnel Santos-Guarujá

Por Santa Portal em 22/09/2025 às 11:40

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Após 100 anos de promessas, a ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá finalmente sai do campo dos sonhos para se tornar realidade. Seguindo-se ao bem-sucedido leilão de concessão para a construção e operação do túnel imerso Santos-Guarujá, no início de setembro, a Autoridade Portuária de Santos (APS) já toma providências para a efetivação do empreendimento.

A empresa Mota-Engil Latam Portugal se sagrou vencedora do leilão de concessão. A obra, que é uma iniciativa do Governo do Brasil, por meio da APS, em parceria com o Governo de São Paulo, está orçada em R$ 6,8 bilhões e é o principal projeto de infraestrutura em andamento no País.

A primeira reunião de trabalho entre APS e concessionária já está agendada para o dia 9 de outubro, na sede do Porto de Santos. “A empresa pediu a reunião para conhecer os técnicos da nossa engenharia, que ficarão auxiliando em tempo integral nesses três a quatro anos de obra, e as prefeituras locais (prefeitos e secretários municipais), para que se dê início às tratativas”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini.

A APS atua como interveniente e articuladora da comunidade local, aprovando previamente e mitigando impactos regionais e operacionais. No último dia 16 de setembro, publicou a portaria de instalação do Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais.

Composto por diversas instituições governamentais (incluindo os municípios da região, o Estado e a União) e da sociedade civil, esse grupo de trabalho irá acompanhar, avaliar e propor medidas relacionadas aos impactos socioambientais decorrentes do empreendimento. 

De acordo com Pomini, o Comitê servirá de apoio às comunidades do entorno durante toda a execução da obra: “Até que o túnel esteja entregue, funcionando, a APS irá acompanhar, junto com os outros órgãos, todo o reflexo da obra na vida dos moradores e das demais pessoas que passam pelo Porto de Santos”, ressalta.  

O Comitê, que materializa a integração entre Porto e cidades, deve se reunir ao menos a cada dois meses para avaliar o andamento da implantação do túnel.  

“Foram cem anos de debates, de projetos, de sonhos interrompidos e retomados. Cem anos em que homens e mulheres dedicaram suas vidas para que este momento fosse possível”, ressalta Pomini.

Já pensado desde o início do século 20, o projeto de ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos foi elaborado há 15 anos, durante a gestão do então governador de São Paulo, e hoje vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Benefícios do túnel Santos-Guarujá

Além dos benefícios diretos ao Porto de Santos e às cidades de Santos e Guarujá, o túnel permitirá maior integração entre os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas/dia.

Diretamente, hoje, são cerca de 80 mil pessoas que cruzam diariamente o canal. A travessia de balsas é considerada a mais movimentada do mundo (27 mil veículos/dia). Os veículos de carga, que precisam rodar mais de 40 quilômetros para fazer o percurso, terão o deslocamento reduzido de 40 minutos para pouco mais de 1 minuto.

Para o meio ambiente, a implantação desta ligação será decisiva, com a redução de 70 mil toneladas de CO₂/ano, ao encurtar o percurso de 45 km (5 mil caminhões/dia) para apenas 960 metros.

O Porto de Santos ganha em competitividade, com o aumento da segurança da navegação, que não terá mais o cruzamento dos cargueiros com as balsas de ligação urbana. A expansão das operações portuárias será beneficiada, com acréscimo de áreas na margem esquerda.

Além de outras melhorias diretas à população e à economia nacional, a construção do túnel chega em um momento estratégico, com a implantação do maior terminal de contêineres do complexo, o Tecon Santos 10, com capacidade de 3,5 milhões de TEUs), que colocará Santos entre os 20 maiores portos do mundo.

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