X-9 promete mergulho nas profundezas do mar em busca do bicampeonato no Carnaval santista

Por Santa Portal em 14/01/2026 às 05:00

Sarah Vieira/Santa Portal
Sarah Vieira/Santa Portal

Maior vencedora da história do Carnaval de Santos, a X-9 entra em 2026 disposta a transformar a avenida em oceano e reafirmar sua vocação para títulos. Após a conquista do campeonato no último desfile, a Pioneira promete um verdadeiro mergulho simbólico nas profundezas do mar para buscar um feito que não acontece desde 1995 e 1996, o bicampeonato consecutivo no Grupo Especial.

Com o enredo Eu Vim Aqui Para te Mostrar que o Mar Está em Todo Lugar, a escola aposta em uma narrativa que conecta espiritualidade e sustentabilidade, trazendo à tona a relação direta entre o oceano e a vida cotidiana. O tema foi detalhado no episódio desta terça-feira (13) do Papo de Samba, transmitido na 107,7 FM, que reuniu o vice-presidente Fábio Alexandre Moreira, o Panela, o intérprete oficial Rafael Forjanes, o Bolinha, o carnavalesco Amauri Santos e o cavaquinista Pablo Gonzaga.

Responsável pelo desenvolvimento do enredo, Amauri Santos explicou que a proposta vai além da estética. “A gente faz esse passeio pelo mar, mas finaliza com uma mensagem muito bacana de preservação. O enredo permite usar materiais alternativos, como espuma e pintura artística, e a última alegoria está surpreendendo todo mundo que entra no barracão”, contou.

Entre os destaques do desfile, está a presença de Iemanjá, apresentada como uma figura pedagógica, que conduz a escola na reflexão sobre o cuidado com o oceano. “Ela surge quase como uma professora, ensinando como cuidar melhor desse mar que está diretamente ligado à vida de todos nós”, explicou Amauri. O encerramento promete impacto visual e consciência ambiental, com um carro alegórico construído majoritariamente com materiais recicláveis, incluindo milhares de garrafas PET.

Para Panela, o enredo da penúltima escola a desfilar no segundo dia de folia, em 7 de fevereiro, traduz um compromisso necessário. “É um enredo maravilhoso. Vamos falar do mar, de poluição e da sustentabilidade para conscientizar. As pessoas vão se impressionar com o que a X-9 vai levar para a avenida”, afirmou.

Tradição

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Santos, a X-9 carrega uma trajetória com 20 títulos oficiais e sete conquistas no período pré-oficial, além da façanha de ser a única escola a participar de todos os desfiles sem nunca ter sido rebaixada. A Pioneira também ostenta o feito de ter levantado ao menos um troféu em todas as décadas desde os anos 1940.

Para Panela, a X-9 carrega uma identidade própria no Carnaval santista e competir faz parte do DNA da escola. “A X-9 todo ano vem para brigar. Se vai ganhar é consequência, mas vem sempre para competir. Aqui não tem mimimi. O chão da X-9 é muito forte”, destacou. A Pioneira é a atual campeã com o enredo Peregrinos de Fé. Oh Mãe Negra… Meu Samba é Minha Oração.

Essa força coletiva também foi ressaltada por Amauri Santos, que vê na comunidade o principal motor da escola. “Os componentes fazem a escola crescer. A paixão do componente e a tradição da X-9 são muito fortes. Para mim, é uma honra fazer parte dessa história”, disse o carnavalesco, que já está no quarto ano na agremiação.

Intérprete oficial da escola, Rafael Forjanes, o Bolinha, definiu a X-9 como uma experiência única. “A X-9 é diferente pelo fanatismo do xisnoveano. Tem gente que não briga pelo time de futebol, mas pela X-9 briga. O ano inteiro pode ter discussão, mas chega na avenida está todo mundo se abraçando, empurrando carro junto”, relatou.

Segundo ele, o momento em que o hino começa a tocar transforma tudo. “É a hora que todo mundo se desmonta, chora, se abraça. A X-9 entra com garra, com emoção. Esse é o diferencial da X-9”, completou.

Sexta-feira (6 de fevereiro)

Sábado (7 de fevereiro)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.