Vila Mathias exalta ancestralidade e homenageia Pai Felipe em desfile de resistência e fé

Por Marcela Morone em 07/02/2026 às 04:22

Crédito: Julia Lanzilotti
Crédito: Julia Lanzilotti

A ancestralidade negra e a memória da resistência conduziram o desfile da Vila Mathias na primeira noite do Santos Carnaval 2026. A escola levou para a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz o enredo “Vila Mathias Coroa o Rei Batuqueiro”, uma homenagem a Pai Felipe, figura central da luta, da fé e da cultura negra em Santos.

Representando o bairro santista Vila Nova e vestindo as cores amarelo, azul e branco, a agremiação construiu uma narrativa que resgatou a trajetória de Pai Felipe, fundador do quilombo aos pés do Monte Serrat e símbolo da preservação das tradições afro-brasileiras na região.

Vila Mathias - Grupo Especial - Carnaval Santos - 2026
Crédito: Julia Lanzilotti

A comissão de frente apresentou uma exaltação à ancestralidade que sustenta a história do Rei Felipe e atravessa gerações. O carro abre-alas anunciou a entrada do homenageado como um líder que não se deixou escravizar e o exaltou em um trono simbólico cercado por tambores e elementos da cultura africana.

A segunda alegoria representou o quilombo da fé como território sagrado. Esbanjando simpatia, o mestre-sala mirim Nicolas Kelvin, de 13 anos, veio logo atrás e revelou, de bom humor, que o desfile deu uma “cansadinha”. “Mas o negócio é emoção e não deixar passar nada. Carnaval é se divertir e ficar feliz e espero que esse título venha para gente”, disse.

Vila Mathias - Grupo Especial - Carnaval Santos - 2026
Crédito: Julia Lanzilotti

Com cerca de mil componentes que finalizaram o desfile em 54 minutos, as alas aprofundaram a narrativa ao homenagear o Monte Serrat, a influência preta no samba e no carnaval e a força e da beleza da herança nagô. Neste ano, a escola busca o título inédito no Grupo Especial após três vitórias no Grupo de Acesso em 2009, 2010 e 2012.

A bateria Guardiões da Vila também rendeu elogios do público e comentaristas. “Quem trabalha traz resultado”, falou o mestre de bateria Kauê Alcântara após ultrapassar a linha da dispersão. Os intérpretes e compositores se reuniram em fileiras, abraçados, e cruzaram a linha com o pé direito.

Vila Mathias - Grupo Especial - Carnaval Santos - 2026
Crédito: Julia Lanzilotti

O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.