União Imperial celebra 50 anos e aposta na espiritualidade dos orixás na abertura do Grupo Especial
Por Marcela Morone em 07/02/2026 às 02:06
Sob o clamor do público, a espiritualidade e a celebração da própria trajetória deram o tom do desfile da União Imperial na abertura do Grupo Especial do Santos Carnaval 2026, no início da madrugada deste sábado (7). A escola do Marapé levou para a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz o enredo “A Consagração em Orixá – Renascer em UNIÃO é a chave da vida” e uniu a fé, ancestralidade e a comemoração de seus 50 anos de fundação.
Com as cores verde e rosa, a agremiação construiu uma narrativa que atravessou o plano espiritual e o terreno. A comissão de frente, intitulada “O voo da águia, a chave da vida”, apresentou o símbolo da escola como guia dessa travessia e introduziu o público ao renascimento espiritual que conduziu todo o desfile.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Edgar Carobina e Graci Araújo, arrancou gritos do público ao entrar na passarela. Ele, representando Tranca Rua e ela, Maria Padilha. A dupla chegou satisfeita à dispersão e disse que o título está “engasgado há alguns carnavais”. A verde e rosa conquistou o segundo lugar no carnaval do ano passado.
“Acho que além da energia que a gente trouxe, conseguimos também trazer uma apresentação bastante técnica. Nós estávamos preocupados com, de fato, ter a plena convicção de que a gente ia fazer o coerente para a nota e a gente saiu com essa segurança da passarela”, disse Graci. A Águia do Marapé conquistou o segundo lugar no carnaval do ano passado.
O carro abre-alas representou o início do ciclo espiritual da União Imperial e estabeleceu a ligação entre o orun (céu) e o ayè (terra). Puxando a bateria, Sheila Mello, Scheila Carvalho e Viviane Araújo marcaram presença na passarela e também arrancaram gritos do público.
As alas deram sequência ao enredo com homenagens aos orixás Oxum, Iansã e Xangô e o segundo carro alegórico foi concebido como um grande altar, apresentado como santuário dos orixás. No encerramento do desfile, a terceira alegoria celebrou os 50 anos da escola, reunindo a velha guarda e referências à águia da Portela, escola carioca e inspiração histórica para o símbolo da agremiação santista.
O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.