Império da Vila leva a força feminina à passarela com enredo sobre as múltiplas 'Marias'
Por Marcela Morone em 06/02/2026 às 23:42
A Império da Vila foi a segunda escola do Grupo de Acesso a desfilar na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na primeira noite do Santos Carnaval 2026. Vinda de São Vicente, a agremiação apresentou o enredo “Maria: faces da mulher — a força feminina que une o céu e a terra” e exaltou as diferentes representações do feminino ao longo da história, da fé à ciência e da arte à cultura popular.
A comissão de frente, intitulada As guardiãs do sagrado, abriu o desfile destacando a figura de Maria como símbolo de proteção e espiritualidade. O coreógrafo Jocelino Phaiva completou dez anos chefiando a comissão de frente na noite desta sexta-feira (6).

“Foi um prazer enorme homenagear as Marias e a Império da Vila veio com tudo precisando subir para o grupo [especial] tão sonhado, do qual a gente não deveria ter caído nunca. Estamos muito felizes com essa homenagem e com esse desfile lindo”, elogiou “Lord Jo”, ao cruzar a linha da dispersão. Neste ano, a escola busca alcançar o Grupo Especial após a queda em 2014.
O carro abre-alas apresentou uma leitura das diversas mulheres chamadas Maria e conectou religiosidade, ancestralidade e a resistência feminina. Ao longo do desfile, a escola fez referências às Marias que marcaram a ciência, a arte e a cultura popular. Um dos destaques foi o tripé inspirado na Pietà de Michelangelo, que mostra a Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus Cristo.

Ao som de “mães que moldam o mundo, em bordados constroem o futuro” a segunda alegoria fechou o desfile homenageando a capacidade de se “refazer” das Marias, construído com vários retalhos de tecidos de cores diversas para representar a pluralidade das mulheres.

O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.