Imperatriz Alvinegra celebrará a história de São João em desfile inspirado na literatura de cordel

Por Laeticia Bourgeois em 05/11/2025 às 15:00

Sarah Vieira/Santa Portal
Sarah Vieira/Santa Portal

A escola de samba Imperatriz Alvinegra promete encantar o público no Santos Carnaval 2026 com um enredo que une fé, tradição popular e poesia nordestina. Intitulado “Puro Sangue do Maior São João”, o desfile da agremiação vicentina vai retratar, em ritmo e verso, a história de São João por meio da literatura de cordel, valorizando uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil.

A proposta da escola, que abrirá o segundo dia de desfiles, foi apresentada durante o quarto episódio do podcast Papo de Samba, transmitido ao vivo na rádio 107,7 FM, nesta terça-feira (4). Com apresentação de Eduardo Silva, o programa contou com a participação de Hermes Sobral (intérprete), Selma Santos (vice-presidente e rainha de bateria), Sérgio Deguiã (carnavalesco) e Pablo Gonzaga (cavaco).

“Estamos criando um carnaval lindo, falando do São João e de sua festividade. Fomos buscar uma forma melódica e poética de contar essa história. Não queremos apenas retratar as festas juninas ou as quadrilhas, mas mergulhar em suas raízes, usando a literatura de cordel para narrar essa tradição”, explica o carnavalesco Sérgio Deguiã.

Segundo ele, o enredo da escola do Grupo de Acesso também valoriza o aspecto religioso da celebração. “Essa tradição veio da Europa, de Portugal, mas foi transformada aqui. As festividades em homenagem aos santos juninos ganharam o tempero brasileiro, especialmente o nordestino, que usa o cordel para contar sua própria história”, completa.

Representatividade

Além da riqueza cultural do tema, a Imperatriz Alvinegra também aposta na representatividade como marca de seu desfile. A rainha de bateria Selma Santos destaca a diversidade presente na Bateria Puro Sangue, que neste ano contará com um rei, uma princesa e uma rainha trans de bateria.

“Por 19 anos fui rainha de bateria sozinha. Agora temos representatividade, conseguimos chegar onde queríamos: representar a todos. O carnaval é democrático, e a Imperatriz consegue expressar isso muito bem”, celebra Selma.

A bateria, conhecida por sua energia contagiante, carrega também uma história de afeto e continuidade dentro da escola. “A maioria dos nossos ritmistas cresceu aqui. Eram crianças do projeto mirim e hoje fazem parte da bateria principal. É muito emocionante. Toda vez que eles tocam, meu coração dispara. Falar da Puro Sangue é falar de amor incondicional”, revela Selma.

Sexta-feira (6 de fevereiro) – Grupo de Acesso

Sábado (7 de fevereiro) – Grupo de Acesso

  • Imperatriz Alvinegra
  • Dragões do Castelo
  • Unidos da Zona Noroeste
  • Sangue Jovem
  • Padre Paulo
  • Amazonense
  • X-9
  • Unidos dos Morros
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.