Bandeirantes do Saboó leva Alice à avenida e defende a paixão pelo samba

Por Rodrigo Cirilo em 07/02/2026 às 00:40

Crédito: Julia Lanzilotti
Crédito: Julia Lanzilotti

A Bandeirantes do Saboó levou, na noite desta sexta-feira (6), a fantasia à avenida no Santos Carnaval 2026 com o enredo Alice no Carnaval das Maravilhas – Loucura é não sambar, transformando o sambódromo em um território onde sonho e resistência caminharam no mesmo compasso. Com forte apelo poético e visual, a escola apresentou um desfile marcado pela imaginação ao celebrar seus 30 anos de história.

Logo na comissão de frente, o público foi convidado a atravessar o espelho junto com Alice e mergulhar em um mundo encantado, onde o tempo parou quando o cronômetro zerou e o rufar do tambor falou mais alto que os ponteiros. A travessia simbolizou a passagem do cotidiano para o universo do samba, dando o tom lúdico do enredo.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira representou a transformação de Alice em sambista, vestida nas cores vermelho, preto e branco, como um nascimento simbólico na Bandeirantes do Saboó na avenida das maravilhas.

Segundo a porta-bandeira, Tatiane Fares, a proposta era mostrar o encantamento da personagem com o universo da agremiação. “Quando a Alice atravessa o espelho, ela se depara com esse mundo mágico, que é o Carnaval. E é ali que ela se apaixona pela Bandeirantes do Saboó. As nossas cores representam essa paixão. É um encontro com a escola, com a comunidade, com tudo o que a Bandeirantes significa”, afirmou.

Bandeirantes do Saboó - Grupo de Acesso - Carnaval de Santos - 2026
Crédito: Julia Lanzilotti

Responsáveis por um dos quesitos mais rigorosos das avaliações, o primeiro casal reforçou que, acima de qualquer julgamento, o essencial é sambar. Para o mestre-sala André Lima, o desfile foi também um teste de entrega e resistência. “Foi um desafio muito grande. A gente ensaiou bastante, mas é também um teste de resistência. O mais importante é que houve entrega total. Transcendemos. Foi uma experiência maravilhosa”, destacou.

Mais referências de Alice na Bandeirantes do Saboó

Entre os destaques do desfile esteve a ala do Coelho Carnavalesco, figura central do enredo, que simbolizou os bastidores do Carnaval. A ala sintetizou o trabalhador que corre contra o tempo, costura fantasias na beira da avenida e transforma atraso em arte. A única alegoria entre as dez alas reforçou a ideia da gambiarra criativa, com uma estrutura repleta de cartas de baralho emendadas.

A avenida, então, deixou de ser rua e se transformou em um espaço onde a lógica foi suspensa. No “Chá de Samba”, as xícaras tortas representaram as imperfeições da vida, brindando à superação das adversidades. A bateria Furacão, personificada pelo Ritmista Maluco, traduziu o caos organizado do Carnaval e fez o público vibrar sob o comando do mestre Sarrá.

Bandeirantes do Saboó - Grupo de Acesso - Carnaval de Santos - 2026
Crédito: Julia Lanzilotti

O desfile também trouxe crítica e ironia ao apresentar a Rainha de Copas e seu exército de cartas, simbolizando os julgamentos e os cortes de notas nos desfiles. Vale ressaltar que a Band foi rebaixada no ano passado, edição que marcou sua reestreia na elite após dez anos fora do Grupo Especial.

Mesmo diante da rigidez das avaliações, a escola defendeu que há algo impossível de medir: a paixão pelo samba, que seguiu firme até o simbólico “xeque-mate” apresentado pelo segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Para a porta-bandeira Alana Layce, a cena resume o espírito do enredo. “A gente é o xeque-mate do Carnaval. Estamos falando da Alice dentro do mundo do samba. É xeque-mate, e as cabeças vão rolar”, disse.

O segundo casal não é avaliado com nota, mas carrega uma responsabilidade simbólica importante. Mestre-sala, Mikarakner Nascimento destacou o peso dessa missão. “É um amor de longa data. Sou nascido e criado na comunidade e tive a oportunidade de dançar com essa pessoa maravilhosa. Existe nervosismo e ansiedade, porque a gente não traz nota, mas leva o pavilhão do enredo. É uma responsabilidade muito grande. Já desfilei por mais de seis anos e a gente sonha com a ida ao Especial”, afirmou.

Bandeirantes do Saboó - Grupo de Acesso - Carnaval de Santos - 2026
Crédito: Julia Lanzilotti

Retorno da Fênix?

Na reta final, a escola celebrou memória e resistência com a ala da Velha Guarda, exaltando três décadas de tradição. Borboletas, flores falantes e o enigmático Gato do Riso reforçaram a mensagem de transformação, até o encerramento com o destaque de chão da Fênix, símbolo do renascimento da Bandeirantes a cada Quarta-feira de Cinzas.

A agremiação mira o retorno ao Grupo Especial após encerrar seu desfile em 46 minutos, um a mais que o limite regulamentar. A Bandeirantes do Saboó possui dois títulos do Grupo de Acesso em seu histórico, conquistados em 2014 e 2024. Ainda assim, um segundo lugar já seria suficiente para garantir a volta à elite do Carnaval santista.

O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.