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Projeto Verão 2020 - projeto de vida!

Durante nossa vida realizamos muitas tarefas diárias, e isto desde que nascemos. As tarefas básicas envolvem os seguintes movimentos principais: andar, correr, agachar, empurrar, puxar, carregar pesos, arremessar entre outros, mas estes são os principais.

Acordamos, e nos levantamos da cama, sentamo-nos em cadeira e ficamos de pé novamente, subimos e descemos escadas, fazemos compras, empurramos ou puxamos carrinhos de todas as naturezas. Deu para visualizar os movimentos? Entendendo tudo isto, e somando-se ao conhecimento da anatomia humana que é, após os 30 anos iniciamos um processo de desgaste natural de ossos e cartilagens, o que é chamado de artrose, vai ver como é importante ter músculos fortes para manter-se ativo por toda a vida, inclusive o verão.

Se desde cedo, praticarmos atividades físicas para fortalecimento dos músculos, este desgaste ocorrerá, mas muito mais lentamente e, provavelmente, sem dores articulares e problemas na coluna, coração forte e pressão arterial controlada.

Entenda que a finalidade da atividade física bem orientada e adequada tem que ter este objetivo principal. Se você não tiver por objetivo ser atleta, procure respeitar seu corpo, não exagere na atividade física, não há necessidade de carregar um pneu de trator, subir em cordas, ou fazer 100 flexões de braços, pois isto ao invés de trazer benefícios ao corpo, trará lesões e desgastes mais rápidos, é tão ruim quanto o sedentarismo. Todo o exagero é ruim e trará as consequências.

Continuando na vibe de dar dicas para quem não gosta de academia, ou não pode gastar dinheiro com as mensalidades das mesmas e seguir no seu projeto verão - de vida, a dica de hoje é: SUBIR ESCADAS. Excelente exercício, não tem risco. Para quem tem dores de joelho ou de coluna, suba escada e desça de elevador, mas suba, para os demais suba e desça para trabalhar diferentes grupos musculares.

Se entrar numa academia, verá que existe um equipamento chamado “simulador de escada”, e é um dos queridinhos, pois queima calorias, trabalha o fortalecimento dos glúteos (bumbum), abdômen e pernas. Note como é fácil praticar uma atividade física saudável sem custo nenhum. Coloque seu tênis e suba as escadas. Comece com um lance, e aos poucos vá aumento e faça disto uma prática diária. Sentirá transformações enormes em seu corpo, em seu fôlego em sua disposição.

O gasto calórico não é grande, mas o ganho de força é imenso, além de ajudar no sistema cardiovascular, é uma atividade física que imita um movimento básico e que ajuda em outros, como correr, andar, sentar-se e levantar.

Para este não tem desculpa para não fazer exercício, não é mesmo? Vamos começar?

Boa semana! Cuide de você, cuide de seu corpo e coração subindo escadas. É de graça!

Abraço apertado!

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