Pixabay Pixabay

Como melhorar a dor nas costas depois de andar muito

Muitas pessoas se queixam de dor na lombar, como minha vó dizia:” - dor nas cadeiras”, logo após andarem muito, ou ficarem muito tempo em pé. Por que isto acontece?

Em geral costumamos andar apoiando mais os nossos calcanhares do que nos dedos dos pés, e esta é a principal razão para esta dor.

Quando deixamos nosso peso nos calcanhares, é como se nos sentássemos sobre nossa lombar, levando toda a força da gravidade para os discos intervertebrais da lombar, sobrecarregando a mesma e gerando a dor pela compressão causada na mesma.

Imagina isto somado a uma pessoa sedentária, com sobrepeso, sem sapatos adequados, com bolsa no ombro, ou numa areia dura e por longas durações: - hérnia, não vai escapar, a progressão desta dor será uma hérnia.

Então o que fazer? Leve o peso do seu corpo para os dedos dos pés, a força gravitacional será distribuída entre todos os membros de seu corpo, glúteos, abdômen, coxas, sua coluna ficará mais reta, e tudo entrará em harmonia. Você perceberá que seu caminhar ficará num ritmo mais rápido, porém com menos esforço.

Antes de sair para andar faça um exercício desta consciência corporal.

1. Fique na frente de um espelho, onde possa se enxergar por inteiro;

2. Junte seus calcanhares e separe os dedos do pé, um punho de distância mais ou menos (não é parecendo um patinho, é bem menos);

3. Agora leve o corpo para frente, um pouquinho só, na diagonal e sinta os dedos firmemente presos no chão;

4. Mantenha seus calcanhares apoiados no chão, mas sem pressão;

5. Perceba que seus joelhos ficaram leves, a articulação deles foi liberada e os músculos do glúteo, interno da coxa, abdômen ficaram ativados imediatamente – sente isto?

6. Agora experimente andar assim e prestar atenção na caminhada e faça seus músculos trabalharem para você;

Pronto, agora não terá mais dor para andar, e ao contrário, terá feito um forte exercício de fortalecimento dos músculos citados acima.

Vamos treinar?

Mande seus comentários de como foi a experiência, coloque fotos, se tem dúvida de alguma etapa, mande sua pergunta. Gostamos de interagir.

Um forte abraço.

 

blog20198195814500.jpg

 

 

  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 19 ago 2019 16:56Atualizado em: segunda-feira, 19 ago 2019 16:58

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Muito mais importante do que remediar é prevenir. Em saúde, este assunto é ainda mais importante. Aqui neste espaço você vai encontrar textos de gente que entende do assunto e promoção de uma vida saudável, no corpo e na mente.