Reprodução Reprodução

Bolsa de gelo ou de água quente? Veja a escolha certa para cada problema

Usadas para aliviar a dor em caso de lesão, inchaço ou cólica, as bolsas de água quente ou de gelo funcionam como analgésicos naturais, mas muita gente fica em dúvida entre a melhor escolha para cada problema. “É importante saber qual é a bolsa mais indicada, já que os dois tipos causam efeitos diferentes no corpo”, diz Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede Extrafarma. Confira abaixo algumas dicas dadas pelos farmacêuticos e saiba a escolha certa para cada problema:

Bolsas de gelo
As bolsas de gelo devem ser preferencialmente usadas para aliviar inchaços e hematomas causados por pancadas e quedas ou lesões nas articulações, tendo maior efeito quando aplicadas até 48 horas após a lesão. Em caso de entorses, quanto mais rápida for a aplicação, melhor o resultado. “O gelo atua como anti-inflamatório, reduzindo sintomas como vermelhidão, inchaço e dor e ajudando a reduzir a extensão da lesão, quando aplicado imediatamente”, explica Adriano.

Bolsas de água quente
Já as bolsas de água quente devem ser usadas como alívio imediato para tensões musculares mais prolongadas, como torcicolo, e cólicas abdominais, comuns no período menstrual, já que o calor incentiva o relaxamento muscular. “Como o calor também promove a dilatação dos vasos sanguíneos, estimulando a circulação, a bolsa de água quente é indicada, ainda, em casos de lesões inflamadas com pus, como terçol ou furúnculos”, diz Ribeiro. Ao usar a bolsa de água quente, é importante ficar atento para a temperatura do líquido e o tempo de aplicação, para que o uso não resulte em queimaduras.

Combinação de quente e frio
Dependendo da situação, a técnica mais indicada não é nem com gelo, nem com água quente, mas sim utilizando a combinação dos dois.  Em caso de distensão muscular, alguns tipos de inflamações e dores de cabeça, causadas por tensão nervosa ou muscular, é recomendado o uso alternado de gelo e bolsa de água quente. Por meio das sequências de contração e dilatação dos vasos sanguíneos provocadas pela alternância de frio e calor, esse tipo de tratamento estimula a circulação sanguínea na região em que é aplicado. “Além de não trazer o alívio desejado para a dor, o uso incorreto de gelo e calor pode até mesmo agravar uma lesão, por isso é recomendável sempre buscar a orientação de um médico para estabelecer o tratamento adequado”, ressalta o farmacêutico.

 

 

  • Publicado por: Santaportal
  • Postado em: terça-feira, 03 dez 2019 12:32Atualizado em: terça-feira, 03 dez 2019 12:37

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Muito mais importante do que remediar é prevenir. Em saúde, este assunto é ainda mais importante. Aqui neste espaço você vai encontrar textos de gente que entende do assunto e promoção de uma vida saudável, no corpo e na mente.