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Alongar ou não alongar antes de treinar?.... Eis a questão!!!!

Qual a resposta para esta questão? A resposta é: - Depende!

Esta é uma questão muito polêmica há anos entre os profissionais de educação física, fisioterapeutas, das diferentes modalidades e linhas de atuação respectivamente.

Vamos, portanto, usar o racional e pensar juntos, vamos pensar sob o aspecto da “biomecânica” dos exercícios e da anatomia humana.

Se for fazer uma aula de flexibilidade, alongamento, yoga, onde precisará estar com seus ligamentos, tendões “acordados”, articulações, cartilagens entre outros, prontos para a atividade, a atividade que exigirá extensão intensa do corpo como um todo, a resposta é SIM.

Se for, correr, nadar, andar, andar de bicicleta, musculação, crossfit, treinamento funcional, HIIT, pilates, esportes de todas as naturezas, como vôlei, tênis de campo, entre outras a resposta é um grande, enorme NÃO.

O seu aquecimento deve ser de acordo com a atividade que irá realizar, deve ser específico para cada atividade física a ser realizada. P.ex. se for fazer na musculação exercícios para os membros superiores, comece com cargas leves, ou até nenhuma, mas já faça o movimento específico, o mais fácil, aquele movimento que te traz para a aula, te concentre. Isto vale para o HIIT, Crossfit, LPO (levantamento de peso olímpico). Só não use o espaldar para ficar puxando seus ombros, não serve para nada, só se fizer bem para o psicológico, mas isto não evitará lesões.

Se for correr, inicie com trote, aumentando a frequência cardíaca e preparando as articulações e a concentração para um movimento adequado, ou até mesmo, afundos, agachamentos. Se for fazer pilates, comece com exercícios que preparem os músculos, as articulações, aumente levemente a frequência cardíaca (pilates não é alongamento). Se for natação, inicie com os educativos, na pranchinha, só pernas, só braços, respiração, ou tiros longos mas com ritmo menos intenso.

Pense, se os músculos serão muito exigidos e eu alongar vai dar #ruim, como diz por aí hoje em dia. Os músculos irão precisar estar prontos para cargas, agachamentos, explosão, velocidade e aí alongou o músculo quando ele precisa de “tensão”. Se for jogar tênis que exige velocidade, muito trabalho de articulações, movimentos da coluna em todas as direções, o corpo que está precisando de agilidade, amplitude, não estará preparado. Pode ser que a curto prazo não sinta diferença, mas a médio e longo prazo as lesões estarão instaladas.

O mesmo para se terminar as atividades. Não há necessidade de alongar, você precisa continuar ativo, mas se for aulas relacionadas a isto, naturalmente isto acontecerá, até mesmo com a meditação.

Simples, não é? Agora você já sabe a resposta: - Depende! Como você irá aquecer seu corpo daqui para diante?

Uma coisa eu posso dar como diga para todos: - Acordou, se espreguice bem gostoso, bem longamente, isto ajuda muito.

Grande abraço, e muita alegria nesta semana que se inicia.

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  • Publicado por: Elisabeth Victorazzi
  • Postado em: segunda-feira, 29 jul 2019 08:19Atualizado em: terça-feira, 30 jul 2019 18:41
  • Alongamento   exercícios   dicas   

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