Alimentos Termogênicos

Para serem digeridos todos os alimentos gastam energia, ou seja, eles aumentam a temperatura corporal e a queima de gordura (a chamada termogênese induzida pela dieta). Porém, existem alguns que se destacam por induzirem o metabolismo a trabalhar em um ritmo ainda mais acelerado, gastando então mais calorias, classificados como alimentos termogênicos.

Para que se perceba os benefícios aceleradores destes alimentos, eles devem ser consumidos com regularidade. Contudo, para que haja este efeito positivo no processo de emagrecimento, a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são fundamentais.
Conheça os alimentos termogênicos: água gelada, gengibre, canela, cafeína, chá verde, pimenta vermelha, abacaxi, soja e o ômega 3.

 

Água gelada

 Ao consumir água gelada (temperatura inferior a 16ºC), o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura para 37ºC, e com isso “gasta” mais calorias.

 

Gengibre

Acelera o metabolismo em até 20%. Eficaz contra câncer de cólon e ovário, ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios e enjôo. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.

Canela

A canela é altamente efetiva em gripes e em doenças da pele (como a acne). Ela também estimula a digestão e elimina flatulências. Diminui o colesterol e acelera o metabolismo. Pode ser consumida em pó, com frutas ou como tempero para carnes, ou em pau em chás.

Cafeína

A cafeína é capaz de aumentar o seu desempenho em tarefas manuais. É um importante estimulante do sistema nervoso, provocando um efeito estimulador.

Chá verde

Reduz a absorção do açúcar no sangue. Favorece também o trânsito intestinal e acelera o funcionamento do metabolismo.

Pimenta Vermelha

A pimenta acelera o metabolismo em até 20% e evidencia sua propriedade de retirar gordura das artérias. A pimenta vermelha é rica em vitamina C, B1, B2 e E. Tem propriedades analgésicas e energéticas, reduz a formação de coágulos no sangue e estimula a digestão.

Abacaxi

Rico em fibras, ajuda a acelerar o metabolismo. Contém vitaminas C, B1, B6, além de ferro e magnésio. Contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal — além de bromelina, substância que facilita a digestão das carnes.

Soja

O grão contém lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção de um hormônio chamado glucagon, que tem ação térmica.

 

Alimentos com Ômega 3

  O omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum – oleaginosas, linhaça, azeite e alga. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

 

 

Receitas Termogênicas:

 

Suco 1:

1 maçã fugi

1 fatia de abacaxi

2 folhas de couve manteiga crua

hortelã a gosto

gengibre cru a gosto

Acrescente 1 litro de água e bata no liquidificador.

Suco 2:

4 folhas de couve manteiga

1 maracujá

gengibre cru a gosto

Acrescente 1 litro de água e bata no liquidificador.

 

Chá de gengibre:

1,5 L de água

2 colheres de sopa de gengibre

1 rodela de limão sem casca

cravo e canela

 

Chá verde (Camellia sinensis):

Modo de preparo: Para cada litro de água, acrescente 4 colheres de sopa de erva fresca ou 2 colheres de erva seca. Esquentar a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto, o que ajuda na redução do processo oxidativo. A infusão deverá ficar abafada (tampada) por cerca de 3 minutos. Após esse tempo, coar o chá.

 

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

 A quantidade a ser consumida varia de pessoa para pessoa, e deve ser identificada preferencialmente após uma avaliação nutricional, já que o exagero na sua ingestão pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.

Hipertensos, indivíduos com problemas cardíacos ou tireoideanos, além de gestantes e mulheres que estão amamentando devem tomar cuidado, pois esses alimentos aceleram o coração. Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser evitado à noite, pois tendem a prejudicar o sono.

 

 

  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: segunda-feira, 22 jan 2018 11:24Atualizado em: segunda-feira, 22 jan 2018 11:27
  • alimentos   termogênicos   energia   

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutrimind.net.br