Ágar-ágar

O ágar-ágar, de origem vegetal, é obtido pela fervura de algas marinhas vermelhas, livre de corantes ou qualquer outro aditivo químico. Apresenta diversos benefícios à saúde em comparação com a gelatina comum, promoção de saciedade e consequentemente controle de peso, além de conter fibras que atuam na modulação intestinal e melhora da textura da pele, evitando o aparecimento de acne.

Receita

Ingredientes:
½ colher (sopa) de ágar-ágar ou um envelope de 5 gramas
280 ml de água fria
300 ml de suco de fruta de sua preferência

Modo de preparo: dissolva o ágar-ágar na água fria, misture e leve ao forno brando, deixando ferver por 3 minutos. Acrescente o suco de sua preferência, deixe ferver e retire do fogo. Coloque em um refratário ou taças individuais para endurecer. A gelatina endurece rapidamente, em aproximadamente 30 minutos.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: quarta-feira, 02 out 2019 11:57
  • alimentos   vegetal   receita   

Bioimpedancia Solidária - Como foi

No dia 19 rolou o evento beneficente Bioimpedancia Solidária, no qual eu realizei bioimpedancias de forma gratuita em troca de doações para instituições de caridade.

Gostaria de agradecer a todos os parceiros do evento pelos itens que foram sorteados aos que participaram, principalmente ao @obomjilo_marmitasaudavel por ter nos oferecido um coffe-break delicioso, e a todos que compareceram e doaram, apesar do dia mega chuvoso e frio aqui em Santos ?

As doações foram feitas ao Albergue Noturno de Santos.

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: terça-feira, 27 ago 2019 18:40
  • evento   beneficente   doação   

Evento Beneficente - Bioimpedância Solidária

No dia 19 de agosto realizarei um evento beneficente, onde será feito o exame de bioimpedância em troca de doações de roupas, sapatos, alimentos não perecíveis e produtos de higiene para que sejam doados a instituições de caridade pré-selecionadas.

A bioimpedância é uma avaliação corporal realizada com uma balança específica que por corrente elétrica mede água corporal, e através disso consegue-se estimar % de gordura corporal, massa magra e taxa metabólica basal.

Além disso, todos os participantes concorrerão a sorteios com produtos dos apoiadores do evento: um kit com 5 marmitas do @obomjilo (que gentilmente fornecerá um coffee break para o evento), um livro da @meumundodeescolhas, 2 kits da @holisticamanipulacao, uma hidratação facial da @fisiocrystinne, 2 vale compras de R$ 30 e um kit com 3 produtos da @emporionaturalbemviver, 1 kit de 3 saladas M + 2 congelados da Obba Gastronomia Saudável, 40% de desconto na limpeza dentária com o @spazio_riso e 30% de desconto nos conjuntos, body e linha noite da @intimidade.basica.

Não perca essa oportunidade!

 

 

Leia Mais

Mousse de Manga Fit

Nesse post, veja como fazer um Mousse de Manga Fit.

Ingredientes:

Bater no liquidificador:
- 2 copos iogurtes de 170 gramas
- 1 manga e meia Tommy
- Em uma xícara despeje uma sachê de gelatina sem sabor em 5 colheres de água, misture, leve ao microondas por 15 segundos.
- Em seguida despeje a mistura no liquidificador junto com a manga e o iogurte.
- Bater bem novamente, coloque em um recipiente e deixe na geladeira por 2 horas.

Agora pode comer! Sua sobremesa está pronta!

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: quarta-feira, 10 jul 2019 15:39Atualizado em: quarta-feira, 10 jul 2019 16:30
  • receita   frutas   saudável   

Azeite

O azeite de oliva é o óleo extraído a partir das azeitonas, fruto das oliveiras. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, como o ácido graxo oléico, e pobre em saturadas, razão pela qual é considerado um alimento “amigo do peito”. Isso porque o ácido graxo oléico diminui o risco de oxidação do LDL (o “mau colesterol”) e aumenta os níveis de HDL (o “bom colesterol”), o que previne a aterosclerose, o depósito de gordura na parede das artérias e que pode provocar angina, infarto, AVC isquêmico ou hemorrágico e derrame.

A longevidade dos habitantes da região do Mediterrâneo é conhecida de longa data, além dos baixos índices de problemas cardíacos. Porém, eles não só regam seus pratos com esse óleo como se esbaldam em verduras, frutas e peixes. Ou seja, o ideal é aliar o uso do azeite a uma dieta saudável.

O azeite ainda possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, que retarda o envelhecimento das células. Além disso, ele ainda possui uma substância chamada oleuropeína, que aumenta a quantidade de osteoblastos, células formadoras ósseas, o que previne a osteoporose.

Para desfrutar de todos esses benefícios, bastam duas colheres de sopa por dia. De preferência, utilize-o para temperar saladas e finalizar pratos quentes, e evite utilizá-lo nas preparações, pois em contato com o calor ele perde grande parte de suas qualidades nutricionais.

Porém, para quem quer perder peso, é importante se atentar à quantidade consumida, pois apesar de saudável, o azeite é bastante calórico: cada grama oferece 9 calorias. Uma colher de chá já é suficiente para tornar seu organismo menos resistente à perda de peso, além de ajudar a diminuir a circunferência abdominal, já que ele evita que a gordura se deposite na linha da cintura. E a preocupação não é somente com a estética, já que uma barriga avantajada dificulta a ação da insulina, podendo levar ao diabetes tipo 2.

Na hora da compra escolha uma boa marca, não aceitando aquelas com mistura de óleo, como azeite mais óleo de soja por exemplo. O campeão nas vantagens para a saúde é o azeite extra-virgem. O que diferencia os tipos de azeite de oliva é o seu grau de acidez. Quanto menor o grau de acidez, maior a quantidade de compostos fenólicos, as substâncias antioxidantes e antiinflamatórias.

O azeite extra-virgem, apesar de ser mais caro, é o mais rico nesses compostos. Como não temos produção nacional, o preço do produto no país é alto, mas vale a pena gastar um pouco mais e consumir um produto de qualidade. Em relação à embalagem, dê preferência às que estejam em vidro escuro ou lata, já que o contato com a luz favorece a perda dos nutrientes benéficos do produto.

 

 

Leia Mais
      Página Posterior >>
Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutrimind.net.br