Divulgação/GM Divulgação/GM

Fantasias reais

O vírus que contagiou o setor automotivo brasileiro não tinha nada de letal. Porém, caso ignorado, poderia provocar uma morte lenta e dolorida. Passou longe de ter nome de duchas dos anos 80, de uma cantora dos anos 90 ou de uma cerveja dos anos 2000 (se beber, não dirija). Atendia, sim, pelo nome de três cilindros ou, para os menos técnicos, injeção direta.

A grande explosão se deu em julho de 2015, quando a Volkswagen lançou o up! TSI, dotado do dito motor. Em um test drive entre Campinas e São Carlos, ida e volta, o ponteiro do combustível mal se mexeu e o desempenho...se alguém achar que deixar um Audi A3 para trás é parâmetro, estamos parametrados.

Veio 2016 e a então nova geração do Chevrolet Onix, que já festejava a primeira colocação nas vendas por aqui.

E o motor? Quatro cilindros. Ninguém entendeu e muita gente perguntou. Até que um membro da alta cúpula da Chevrolet na ocasião, ao afastar pelo menos até aquele instante, a possibilidade da Chevrolet ser “contaminada”, mandou esta: “Eu sei que há um fetiche com os motores três cilindros, mas por enquanto blá blá blá...”.

Fetiche...de fato pilotar o up! TSI é bem prazeroso, mas não é bem esse sentido do prazer, se é que me entendem...

A palavra mal empregada do funcionário só não foi tão mal digerida porque a negativa aos 3 cilindros repercutiu mais. Os números mostraram que a marca poderia estar certa. O Onix acumula vitórias em sequência e segue como o mais vendido do Brasil.

Mas (sempre tem o “mas”) veio a última geração do Onix e eis que se não quando, quem surge? O motor três cilindros! Vem o Tracker e...três cilindros!!! E com direito a um motor 1.2 litro. Detalhe: a marca enaltece bastante a configuração.

As voltas que a vida dá por vezes levam a retroceder e a render-se. Os números seguem provocando um imenso prazer. E as fantasias foram realizadas...

 

 

  • Publicado por: Paulo Rogério
  • Postado em: quarta-feira, 01 abr 2020 11:17Atualizado em: quarta-feira, 01 abr 2020 11:22
  • TSI   Chevrolet   carro   

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O mundo automotivo dentro e fora da estrada! Pelo jornalista Paulo Rogério, especializado em automobilismo.