Divulgação Divulgação

Programa Criando Oportunidades 2020, em Cubatão, divulga cronograma

O Programa Criando Oportunidades 2020, realizado pela ASABAMC- Associação dos Amigos da Banda Marcial de Cubatão em parceria com a Prefeitura de Cubatão, pela Secretaria de Cultura, divulga seu cronograma deste semestre. O projeto acontece de agosto a dezembro e contempla apresentações da Banda Marcial de Cubatão e seu Corpo Coreográfico, Coral Zanzalá, Coral Raízes da Serra, Banda Marcial Infantil e oficinas de formação musical e dança coreografada.

Apresentações

Em virtude da pandemia do coronavírus e das necessidades atuais de distanciamento social, todas as apresentações dos grupos serão online ou gravadas e disponibilizadas gratuitamente na internet. “Do presencial para o virtual, as aulas e apresentações virtuais mostram um novo pensar da diversidade do conhecimento. A arte, como todo o planeta, está em reconstrução. É baseado nesse novo conceito que o Programa Criando Oportunidades fundamenta as suas ações”, ressalta o coordenador Milton Custódio Simões.

O programa musical acontecerá de outubro a dezembro, no formato de apresentações – em formato pocket - com duração de no máximo 15 minutos cada, levando à população temas variados: da música popular brasileira a trilhas de filmes e desenhos de sucesso.

Oficinas

De agosto a dezembro ocorrem as oficinas formativas com a carga horária de quatro horas semanais, divididas segundo o cronograma pedagógico proposto.

As oficinas de trompete, trombone, trompa, euphonio, tuba, teoria musical, percussão e marcha coreografada são direcionadas aos alunos cadastrados na Banda Marcial Infantil de Cubatão.

O projeto conta com sete arte-educadores, um coordenador artístico e um coordenador pedagógico que também se disponibilizaram a dar aulas (como voluntários) no programa das oficinas. A estimativa é atender a 100 alunos até dezembro deste ano.

Na segunda quinzena de setembro, se houver disponibilidade de vagas, será aberto um programa de inscrições para novos alunos.

No sábado, 1º de agosto, houve oficina de capacitação para os arte-educadores e coordenadores das oficinas, proporcionando conhecimento teórico e prático no uso da ferramenta Google Meet, adotada para realização das oficinas.

“As aulas do mês de agosto são bem especiais. Tanto os arte-educadores quanto os alunos entram numa didática totalmente nova. O primeiro mês está focado para o conhecimento da ferramenta Google Meet, utilizada para o contato de todos, além das aulas grupais, links de pesquisas e vídeos conceituais. Como as aulas não são presenciais, o projeto atenderá em primeiro momento os alunos da Banda Marcial infantil, pois todos os componentes têm instrumento musical em casa, através do termo de empréstimo da ASABAMC, responsável pelo programa”, explica o coordenador.

Inclusão

Nesta edição alunos que não possuem instrumentos poderão adquirir os seus gratuitamente para a aprendizagem. “Este ano compraremos alguns instrumentos da linha estudante de sopro e percussão. Serão adquiridos cornets, trompetes, trompa, tuba, caixa de marcha e prato a dois. Após as tratativas de orçamentos, compra e registro da aquisição dos instrumentos, poderão ser atendidos outros jovens iniciantes na arte musical”, destaca Milton.

Sobre o Criando Oportunidades

O Programa Criando Oportunidades 2020, termo de fomento 008/20, é uma parceria da ASABAMC- Associação dos Amigos da Banda Marcial de Cubatão com a Prefeitura de Cubatão, através da Secretaria de Cultura, por meio de emendas impositivas da Câmara, direcionadas através dos vereadores Ivan Hildebrando, Marcio Silva Nascimento (Marcinho), Rafael Tucla e Érika Verçosa. Informações podem ser acompanhadas pela página do Facebook – ASABAMC – Associação Amigos da Banda Marcial de Cubatão

 

 

  • Publicado por: Sarah Campos
  • Postado em: quinta-feira, 06 ago 2020 12:49
  • Cultura   Música   Banda   

Comentários (0)

Enviar Comentário