Divulgação Divulgação

Palestra do Oscar e Oscar 2020 ao vivo no Cine Roxy

Controverso, polêmico, divertido. O Oscar pode não ser a premiação mais justa do cinema. Mas com certeza é a principal. Aquela em que os holofotes do mundo se voltam para curtir desde as celebridades no tapete vermelho, até as homenagens e entregas da famosa estatueta.



E o Cine Roxy repete a iniciativa dos oito anos anteriores.



Na terça-feira, 4 de fevereiro, a partir das 20h30, no Cine Roxy 4 Pátio Iporanga, ocorre a 26ª edição da tradicional Palestra do Oscar com Waldemar Lopes. O evento é promovido pela Open House Idiomas, em parceria com o Cine Roxy, CineZen Cultural e diversos apoiadores. A entrada é franca, mas pede-se a gentileza de um quilo de alimento não perecível em prol da ACAUSA e da Igreja Senhor dos Passos.



Durante o evento, Waldemar comenta os principais indicados, traz curiosidades da premiação, da história do Oscar, apresenta os títulos em Portugal para os filmes vencedores do Oscar, entre outros assuntos ligados à premiação.



Como é costume, serão sorteados vários brindes, como ingressos do Roxy, vales para restaurantes, cafeterias, chocolates, livros e DVDs, brindes geeks, etc.



Já no domingo, 9 de fevereiro, a partir das 21h45, aí no Cine Roxy 5, será a vez da exibição ao vivo do prêmio, com direito a mestres de cerimônia caracterizados, e sorteios de brindes. Serão os mestres de cerimônia André Azenha, Marcelo Reis, Waldemar Lopes e Gustavo Klein.



A entrada segue o mesmo sistema da palestra: gratuita, mas pede-se para quem puder, um quilo de alimento não perecível em prol das mesmas instituições: ACAUSA e da Igreja Senhor dos Passos.



Histórico da Palestra



“A história da origem da palestra é bem interessante”, afirma Waldemar. “Em um dos cursos de inglês que ministro na Open House Idiomas, chamado ‘Brush up’, que criei para pessoas que quisessem aperfeiçoar o idioma e conhecer mais a cultura americana, eu falava sobre o cinema em Hollywood e filmes independentes”, explica. “Nessas aulas, o Oscar começou a se tornar um tema recorrente, por ser talvez o primeiro prêmio criado para destacar os melhores de um setor e se tornar um modelo e inspiração para demais premiações. Quando se fala de qualquer outro prêmio, como o Tony, por exemplo, é comum se referirem a ele como ‘o Oscar do teatro’”, detalha o artista plástico. “A ideia de fazer a palestra surgiu na sala de aula. Decidi fazer o evento na própria sala de aula da Open House, em inglês, aberta também ao público interessado. Foi um sucesso! O vencedor daquele ano foi ‘Forrest Gump’, e Tom Hanks se tornou uma espécie de amuleto de sorte para mim”, ressalta.



Até 1997 a palestra foi realizada na Open House Idiomas. No entanto, o evento ia crescendo e o problema de espaço se tornou o primeiro obstáculo. A parceria com a Livraria Martins Fontes foi providencial. “Recebi muito apoio da Solange e Aírton, entre 1999 e 2006, onde pude realizar a palestra na sede da Praça Independência”, lembra Waldemar.



Com o fechamento daquela unidade, Waldemar recebeu um grande apoio da Associação dos Médicos de Santos (atual unidade da Associação Paulista de Medicina na cidade), onde o evento ocorreu três anos.“Um maior trabalho começou quando, atendendo a muitos pedidos, comecei a fazer uma sessão extra em português”, destaca. “Infelizmente, problemas de horário e gastos me obrigaram a fazer uma escolha, e a palestra em português prevaleceu”.



Há oito anos, o Cine Roxy criou uma programação especial de Oscar, com pré-estreias de filmes indicados e a exibição ao vivo da premiação, e convidou Waldemar para realizar a palestra no cinema. Ele aceitou prontamente. “Nada melhor que uma Palestra do Oscar acontecer numa sala de cinema, especialmente no Cine Roxy, que tem tanta tradição”, afirma.





Serviço:
26ª Palestra do Oscar, por Waldemar Lopes
Onde: Roxy 4 do Pátio Iporanga, Av. Ana Costa, 465, Gonzaga.
Quando: Terça-feira, 4 de fevereiro, 20h30
Entrada: Um quilo de alimento não perecível, em prol da ACAUSA e da Igreja Senhor dos Passos.



Exibição ao vivo do Oscar 2020
Onde: Roxy 5 – Av. Ana Costa, 443, Gonzaga
Quando: Domingo, 9 de fevereiro, 21h45
Entrada: Um quilo de alimento não perecível, em prol da ACAUSA e da Igreja Senhor dos Passos.

 

 

  • Publicado por: Sarah Campos
  • Postado em: quarta-feira, 22 jan 2020 00:47
  • Evento   Cine Roxy   cinema   

Comentários (0)

Enviar Comentário