Divulgação Divulgação

Nem rock, nem samba, nem afoxé: Tribalistas

O que, além da Música, seria capaz de unir em um projeto bem sucedido personalidades tão distintas quanto o introspectivo roqueiro paulistano Arnaldo Antunes, o extrovertido percussionista baiano Carlinhos Brown e a estudiosa carioca Marisa Monte? Creio que pouquíssimas coisas (ou quase nada).

Mas a arte musical foi capaz disso e, para sorte do grupo e do público, dessa pouco provável união surgiu em 2002 o supergrupo Tribalistas, cujo sucesso do primeiro álbum ainda ecoa forte por todo o país e, exageros à parte, pelo mundo.

No Brasil, o álbum “Tribalistas” estreou em primeiro lugar nas paradas de sucesso e vendeu, em nível global, mais dois milhões de cópias, ganhando um Grammy Latino em 2003, das cinco indicações que recebeu naquele ano.

Tudo isso sem que o trio jamais tivesse realizado turnês e tenha feito apenas três apresentações: no Grammy Latino; no DVD “Ao Vivo no Estúdio”, de Arnaldo Antunes; e no “Sarau do Brown”, a única aberta ao público.

Dos três integrantes, somente Marisa Monte interpretou canções dos Tribalistas em sua turnê mundial “Universo Particular” e na turnê “Brasil Verdade, Uma Ilusão”.

Entretanto, quem nunca ouviu, cantou ou assoviou a premiada canção “Já Sei Namorar”?

Em 2017, 15 anos após o lançamento do primeiro álbum, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte repetiram a dose e lançaram o álbum vídeo “Tribalistas”, que imediatamente atingiu a 4ª colocação na iTunes Store mundial. Em 2018, os Tribalistas estão excursionando.

Bem, algo no passado une os três: Arnaldo Antunes foi membro da banda Titãs; Marisa Monte participou do musical “The Rocky Horror Show”; e Carlinhos Brown, em 1979, tocou na banda Mar Revolto. É o rock dando o seu pitaco.

*Marco Damy é jornalista e músico.

 

 

  • Publicado por: Marco Damy
  • Postado em: sábado, 21 jul 2018 21:28Atualizado em: sábado, 21 jul 2018 21:35

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
O melhor programa de videoclipes da Baixada Santista agora tem um blog com curiosidades, clipes e as melhores músicas da sua rádio preferida. Você também pode pedir sua música por aqui!