Especializado em tratamento de crianças com autismo, Índigo fecha e pede ajuda
Por Rodrigo Cirilo em 10/07/2023 às 11:00
O Instituto Índigo, especializado em tratamento de crianças e jovens autistas, anunciou seu fechamento provisório em decorrência da falta de investimentos e parcerias com o poder público. A ONG atua desde 2017, no bairro Jardim Rafael, em Bertioga.
A instituição surgiu quando o filho de Vanessa Félix foi diagnosticado com autismo e ela sentiu a necessidade de algo mais específico para o tratamento de autistas na cidade. Em entrevista ao Santa Portal, Vanessa revela a dificuldade de encabeçar um projeto de alta demanda e com pouco apoio externo.
“Os desafios são muitos. O primeiro é a burocracia, a falta de incentivo, investimentos, participação da sociedade. Mas o bem é sempre maior que qualquer desafio”, explica a fundadora do Instituto Índigo.
Durante os seis anos de atendimento, 164 famílias foram atendidas gratuitamente pelo instituto. Os beneficiados recebiam suporte profissional nas áreas da saúde, educação e social. Com trabalhos de psicologia, psicanálise, fisioterapia, hidroterapia, karatê, capoeira, musicoterapia, estimulação de fala, psicopedagogia, estimulação de vida diária e reiki.
Na pandemia, em virtude da parceria com o Sesc Bertioga e de doações de empresas e amigos, o instituto manteve os atendimentos online e entregou alimentos e produtos de higiene às famílias assistidas. Entretanto, a falta de investimento gerou a primeira interrupção de atividades da ONG, no início desse mês.
“Sem investimento fica inviável custear mão de obra qualificada, os padrinhos e parceiros já mantêm a instituição com contas fixas, como: aluguel, água e luz. No entanto, o maior gasto seria a mão de obra qualificada e o poder público não manifesta interesse em parceria”, revela.
Sem previsão de retomada e com o futuro do incerto, Vanessa aguarda por colaboradores que mantenham o instituto estável e com condições de oferecer um trabalho de qualidade.
“Esperamos que apareça soluções em breve. Uma parceria sólida seria o ideal para que o trabalho se mantenha, amplie os atendimentos e que possamos continuar dando o atendimento digno e humanizado que essas famílias tanto necessitam”, conclui.
Serviço
Local: Avenida José Francisco de Paula, 191 – Jardim Rafael, Bertioga
Telefone: 13 3311-6228