Baleia-jubarte juvenil, de 10 metros, é encontrada morta em praia de Bertioga; VÍDEO
Por Santa Portal em 08/08/2025 às 05:00
Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), fêmea e juvenil, foi encontrada morta na manhã da última quarta-feira (6), na Praia de Guaratuba, em Bertioga, no litoral de São Paulo. O encalhe mobilizou equipes do Instituto Gremar, responsável pelo atendimento por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), com apoio da Prefeitura.
Com cerca de 10 metros de comprimento, o animal já estava em avançado estado de decomposição quando os técnicos chegaram ao local, o que dificultou, em um primeiro momento, a identificação da causa da morte.
Mesmo com a deterioração do corpo, a equipe do Instituto Gremar realizou necropsia no local e coletou amostras biológicas, que agora serão analisadas no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, localizado em Guarujá.
Após a conclusão dos procedimentos técnicos, o Departamento de Operações Ambientais (DOA) da Prefeitura foi acionado, e a Secretaria de Serviços Urbanos realizou a remoção da carcaça da faixa de areia.
Baleia-jubarte juvenil, de 10 metros, é encontrada morta em praia de Bertioga
— #Santaportal (@Santaportal1) August 7, 2025
Divulgação/Instituto Gremar pic.twitter.com/xRaPBsBudO
Monitoramento
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.