Após chuvas, secretária da Semil visita Baixada para acompanhar obras de saneamento e recursos hídricos
Por Santa Portal em 09/01/2026 às 20:00
A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, cumpriu nesta sexta-feira (9) uma série de agendas na Baixada Santista para vistoriar obras de saneamento e recursos hídricos na região.
Em seu primeiro compromisso no litoral, Natália esteve em Guarujá, onde participou de reunião na sede da Prefeitura para tratar de temas relacionados ao município, como as fortes chuvas recentes, o Plano Verão Integrado e ações da Sabesp na região.
No período da tarde, a secretária estadual esteve em Mongaguá, onde fez visitas técnicas a locais afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Encerrando a agenda desta sexta, ela esteve no final da tarde em Praia Grande, visitando a Estação de Tratamento de Água (ETA) Melvi, da Sabesp, para acompanhar as obras de melhoria no processo de tratamento de água, e posteriormente em Itanhaém.
“Estamos aqui na Baixada Santista, vendo as obras aceleradas por meio do novo contrato da Sabesp, conversando com as prefeituras pra gente entender como a gente consegue melhorar. Nós estivemos em Guarujá para ver todas as pessoas que estão sendo inseridas na rede de água e esgoto, que não tinham nada de água e esgoto. São 20 mil pessoas entrando e nesse ano serão mais 20 mil”, disse Natália Resende, para depois citar os investimentos que serão realizados na região.
“Estamos vendo todas as obras para a segurança hídrica. Em Praia Grande, vimos o aprimoramento que vai ser feito na Estação de Tratamento de Água Melvi, com 1.270 litros por segundo que fornecem mais água na torneira das pessoas. Visitamos também quatro reservatórios em Itanhaém, que vão se juntar aos 21 reservatórios que vão ser concluídos ao longo dos próximos anos, com a travessia Santos-Guarujá, que vai pegar água lá em Cubatão, levar para Guarujá, e dar mais resiliência hídrica para quem mora e para quem visita a Baixada Santista”, concluiu a secretária da Semil.