Trabalhadores da Cetesb na região suspendem greve após orientação de sindicato
Por Santa Portal em 17/07/2025 às 15:00

Os trabalhadores da Cetesb na Baixada Santista e no Vale do Ribeira aprovaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em assembleia conduzida pela diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius), na tarde da última quarta-feira (16). Com isso, a greve que seria deflagrada nesta quinta-feira (17) foi suspensa.
De acordo com o Sintius, “os empregados de Santos e de Cubatão se viram obrigados a aceitar os termos do novo ACT, após o sindicato de São Paulo, que representa a maior parte da categoria no Estado, ter orientado pela aceitação da proposta apresentada pela empresa na última terça-feira (15)”.
O ACT definiu um reajuste salarial e nos benefícios de 5,01%, retroativo a maio, índice correspondente à reposição da inflação medida pelo IPC-Fipe entre maio de 2024 e abril deste ano.
O presidente do Sintius, Tanivaldo Monteiro Dantas, afirmou que a decisão dos trabalhadores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira foi tomada sob protesto e “com profundo sentimento de revolta diante da ausência de diálogo e do desprezo às cláusulas sociais por parte da Cetesb”.
“Nenhuma das reivindicações sociais apresentadas pela categoria foi sequer discutida pelo Governo do Estado e pela Cetesb, como a retomada da cesta de Natal”, lamentou o representante sindical.
Dantas disse que a forma como as negociações foram conduzidas reflete o cenário atual do funcionalismo estadual. “A condução do ACT é o retrato do que se tornou o serviço público sob o atual governo: desumanização, desvalorização e imposição unilateral de condições, ignorando completamente o papel fundamental que esses profissionais desempenham diariamente para preservar a saúde ambiental e a qualidade de vida em São Paulo”, reforçou.