Ressaca danifica parte da orla e interrompe navegação no Porto por mais de 15 horas

Por Santa Portal em 30/07/2025 às 11:00

Reprodução/Praticagem de Santos
Reprodução/Praticagem de Santos

A navegação no Porto de Santos ficou suspensa por 17h entre terça-feira (29) e esta quarta (30) por conta da forte ressaca marítima que atinge a Baixada Santista. Além disso, várias estruturas da orla da cidade, como as muretas, bancos e calçadas foram danificadas por conta da força do mar.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), a paralisação teve início às 16h45 de ontem e seguiu em vigor no início da manhã desta quarta, mas foi retomada às 9h30, com entrada e saída de cargueiros às 10h. De acordo com os dados da APS, havia baixa visibilidade no canal e as ondas na barra chegaram a atingir a altura de 3,5 metros. Os ventos atingiram 81,69 km/h, às 4h30 desta quarta.

Conforme informado pelo APS, o monitoramento das condições segue sendo feito em tempo real pelas autoridades marítimas.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que equipes estão nas ruas com 208 funcionários, 16 caminhões basculantes e uma pá carregadeira atuando desde as primeiras horas desta quarta. Ações como retirada de entulhos, reconstrução de estruturas danificadas e limpeza das áreas afetadas estão sendo realizadas.

A ação tem como objetivo promover a remoção de resíduos, desobstrução de vias e manutenção de áreas públicas, contribuindo para a melhoria do ambiente urbano e da qualidade de vida da população.

Interdições

Na Baixada Santista, especialmente em Santos, a intensa ressaca marítima causou diversos problemas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) teve que bloquear trechos significativos da orla devido à invasão das águas do mar.

>> Ressaca marítima enche canais e interdita avenidas da orla de Santos; VÍDEO

Segundo a administração, os maiores prejuízos foram registrados entre os canais 4 (Boqueirão) e 6 (Ponta da Praia). A força da maré provocou queda de muretas, abatimentos em calçadas, tombamento de lixeiras, brinquedos de praças e bancos públicos.

Com o recuo da água do mar, a opção de rota alternativa é a Avenida Epitácio Pessoa ou seguir até a Avenida Francisco Glicério e Avenida Afonso Pena com destino à Ponta da Praia. O trânsito flui em ambas as rotas citadas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.