Projeto retira água de rio em Bertioga para reforçar abastecimento da Grande São Paulo
Por Santa Portal em 19/11/2025 às 11:00
A transferência de água do rio Sertãozinho, em Bertioga, no litoral de São Paulo, para o Sistema Alto Tietê está em operação assistida e se tornou uma das principais ações do Estado para aumentar a oferta hídrica na Região Metropolitana de São Paulo. O projeto foi idealizado após a crise hídrica de 2014 e 2015, quando houve alerta para a necessidade de ampliar fontes de captação.
O sistema encaminha para o planalto parte da água captada no litoral norte da Baixada Santista. A estrutura envolve 9 km de dutos instalados na Serra do Mar, utilizando túneis e encostas para levar a água de Bertioga até a represa Biritiba, em Biritiba Mirim. Segundo a Sabesp, a operação atual permite enviar cerca de 300 litros por segundo ao Alto Tietê.
O projeto recebeu investimento de R$ 220 milhões e ainda passa por ajustes. A instalação das linhas de transmissão de energia continua em andamento. Quando finalizada, a estrutura deve alcançar capacidade máxima em 2026, com previsão de ampliar a vazão para 2 mil litros por segundo, volume que representa um acréscimo de 17% na disponibilidade hídrica do Sistema Alto Tietê.
A água retirada em Bertioga é destinada para cidades como Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e outras atendidas pelo sistema integrado operado pela Sabesp. A companhia afirma que a interligação permite remanejar água entre diferentes regiões da Grande São Paulo, de acordo com a necessidade de cada área.