Parceria garante regularização da rede de água e esgoto para a Vila Gilda, em Santos
Por Santa Portal em 26/11/2025 às 16:00
Moradores do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, deverão começar a receber melhorias estruturais no saneamento básico a partir de 2026. Um termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e a Sabesp nesta terça-feira (25), no Paço Municipal, prevê a implantação das redes de água e esgoto nas palafitas da região.
A previsão é que cerca de 2,5 mil ligações sejam instaladas a partir de janeiro de 2026. A iniciativa atende ao projeto-piloto de revitalização do Parque Palafitas, que prevê a entrega de 60 moradias e busca modernizar a infraestrutura na maior favela de palafitas do País.
O projeto já recebeu reconhecimento nacional como “Solução Inovadora para Habitação”, por propor melhorias que aliem infraestrutura, dignidade e sustentabilidade às famílias que vivem na área.

Sistemas
Em um prazo de um ano, com previsão de conclusão até o final de 2026, a Sabesp construirá sistemas de esgotamento sanitário, levando os resíduos para tratamento regular, além de implantar redes de distribuição de água nas palafitas, totalizando 2.500 ligações regularizadas. O plano priorizará as moradias do Dique da Vila Gilda, com a intenção de avançar para as demais casas que ainda não contam com coleta regular de esgoto e com fornecimento de água de qualidade.
“Só temos que agradecer por essa parceria, que levará mais saúde e dignidade para a região do Dique da Vila Gilda, onde está sendo construída uma infraestrutura para que famílias habitem esse projeto-piloto e vivam com mais dignidade ao lado de seus parentes e amigos que vão morar no entorno. Vamos continuar avançando para entregar cada vez mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito Rogério Santos (Republicanos), durante a assinatura, com a presença do presidente da Sabesp, Carlos Piani.

O diretor de Relações Governamentais da Sabesp, João Paulo Tavares Papa, destacou que o plano representa um “divisor de águas para a Baixada Santista, que começa por Santos”. “Vamos começar o quanto antes e, conforme essa infraestrutura do Parque Palafitas avançar, faremos as adaptações necessárias. A ideia é iniciar em janeiro, enfrentando desafios relacionados ao solo e à maré, mas contamos com o apoio dos moradores, que passarão a ter acesso à água de qualidade e à coleta adequada de esgoto”.
Visita
Na tarde desta terça-feira, foi realizada uma visita à estrutura do Parque Palafitas, com a presença de autoridades, representantes da Sabesp e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Santos, Fabricio Cardoso, que apresentou os avanços da obra e seu significado para os moradores da região.
“As obras estão em ritmo acelerado. Estamos avançando para as casas da ponta do projeto, que devem ser concluídas ainda em dezembro, para entrarmos na fase de acabamento. A acessibilidade tem sido um elemento fundamental para garantir uma mobilidade urbana adequada”, destacou Cardoso.
Apoio à cultura popular
Na sequência, durante visita ao Instituto Arte no Dique – iniciativa que oferece oportunidades de desenvolvimento humano e social aos moradores da região -, também foi anunciado o apoio da Sabesp ao projeto “Som das Palafitas”, que promoverá oficinas de música popular e shows gratuitos com bandas nacionais.

A ação do instituto é reconhecida como um dos principais projetos culturais do estado, tendo recebido, ao longo dos anos, artistas como A Cor do Som, Toquinho, João Bosco, Luiz Caldas e Os Gilsons.
“A Sabesp vem adotando a política de, sempre que realiza alguma intervenção ou obra nova em uma comunidade, apoiar também atividades sociais, culturais e esportivas por meio de lei de incentivo. Além do apoio cultural, passamos a contar com a colaboração do Instituto Arte no Dique para ações de educação e conscientização da população sobre as melhorias que estamos realizando no entorno”, explicou João Paulo Tavares Papa.