Museu do Mar recebe exemplar da maior espécie de caranguejo do mundo
Por Santa Portal em 02/07/2025 às 16:00

Um Caranguejo-aranha japonês da espécie Macrocheira kaempferi será a grande atração do Museu do Mar para a temporada de julho. O exemplar, que mede 1,70 metros de envergadura com as patas esticadas, foi capturado no Mar da China Oriental, entre 500 e 600 metros de profundidade.
Taxidermizado por profissionais chineses e enviado para o Museu do Mar, em Santos, o caranguejo está sendo montado por uma equipe de estagiários da entidade, estudantes do curso de Ciência e Tecnologia do Mar da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), coordenados por Luiz Alonso Ferreira, biólogo marinho e diretor presidente do Museu do Mar.
Também conhecido como Caranguejo aranha gigante, a espécie é a maior espécie de caranguejo e artrópode do mundo. Os artrópodes são o maior filo do reino animal (invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados), que inclui insetos, crustáceos, aracnídeos e outros animais, o qual representa cerca de 80% das espécies de animais conhecidas.
Podendo atingir até 3,8 metros de envergadura e pesar 19 quilos, o Caranguejo-aranha japonês habita águas profundas e migra para águas mais rasas durante a primavera, na época do acasalamento. A dieta da espécie é composta por uma variedade de alimentos, tais como, crustáceos, moluscos, algas e detritos. A expectativa de vida é calculada em torno de 100 anos.
Nos anos mais recentes, a diminuição das populações do Caranguejo-aranha japonês levou a iniciativas visando a conservação da espécie. Na lista da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a espécie é considerada como “deficiente de dados”, indicando que não há dados suficientes para determinar se está ameaçada de extinção.
A aquisição do Caranguejo-aranha japonês faz parte de um plano da diretoria da Sociedade Museu do Mar de trazer a cada semestre uma nova atração para o museu, enriquecendo um dos principais acervos de biologia marinha da América Latina e fornecendo ao público visitante uma visão mais ampla da biodiversidade marinha.
O Caranguejo-aranha japonês vem a somar-se com outras espécies expostas no Museu do Mar, representantes das maiores espécies do mundo, tais como, o Tubarão Baleia (maior peixe), o Peixe Lua (maior peixe ósseo), o Albatroz-Viageiro (maior ave marinha), a concha gigante Tridacna Gigas (maior molusco bivalve) e o Bathynomus giganteus, um crustáceo marinho gigante, maior isópode do mundo.