Jararacuçu morre após ser atacada por moradores no meio da rua em Guarujá

Por Santa Portal em 21/11/2025 às 06:00

Divulgação/GDA
Divulgação/GDA

Uma jararacuçu (Bothrops jararacussu) adulta morreu após ser atacada por moradores no bairro Cachoeira, em Guarujá, no litoral de São Paulo, na tarde de terça-feira (18). O animal, com cerca de 1,40m, foi encontrado ainda com espasmos por agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), mas não resistiu.

De acordo com o guarda ambiental Jota Silva, que atendeu a ocorrência, o ataque teria sido motivado pelo medo da população. “Durante patrulhamento pela Avenida Tancredo Neves, a gente se deparou com esse animal na via pública e ele já tinha sido atacado por pessoas”, afirmou. Ele reforçou que o animal, apesar de peçonhento, tem importância ecológica e médica.

No relato, o agente também ressaltou que a serpente possui papel relevante no equilíbrio ambiental e ainda contribui para pesquisas farmacológicas. “Embora um animal peçonhento, venenoso, perigoso, ele tem uma importância na natureza, além do que, o seu veneno é usado para fazer o captopril, que é um remédio para a pressão arterial”, disse.

O GDA orienta que, ao encontrar animais silvestres, inclusive serpentes, os moradores acionem a Guarda Ambiental pelo telefone 153, em vez de tentar capturá-los ou agredi-los. “Vamos ter um pouquinho mais de calma, vamos ter um pouquinho de responsabilidade e acionar os órgãos de defesa ambiental”, completou Silva.



loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.