Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Homem que sumiu no mar após cair de asa delta é instrutor de voo; buscas foram suspensas

Por Santa Portal em 02/11/2023 às 20:00

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O piloto Aluisio Paes de Barros Filho, de 52 anos, é o homem que caiu no mar com uma asa delta motorizada, do tipo Trike, em acidente que ocorreu na manhã desta quinta-feira (2), na Praia do Sesc, em Bertioga. A informação foi confirmada pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Aluisio, conhecido pelo apelido de ‘Fuscão’, é um empresário conhecido no setor e acostumado a voos de instrução. Ele tem bastante experiência como instrutor e paraquedista.

Recentemente, ele deu uma entrevista ao programa Opinião, no YouTube, onde falou sobre a sua paixão por voar. “Tem que respeitar os limites, a previsão do tempo e o seu próprio limite. Fazer com prudência. Até porque, 90% dos acidentes hoje em voos são por causa de falha humana”, disse.

O piloto contou que seu filho, atualmente com oito anos, fez o seu primeiro voo ainda com um ano e meio.

O empresário sempre alertou que os interessados na prática procurassem profissionais sérios para voar.

“Tem que procurar uma escola séria, um instrutor capacitado, porque vai ser a base do voo dele. Já tive alguns acidentes, mas todos por imprudência minha. Um foi na minha última aula de instrução e outras duas vezes que eu fui querer voar sem estar apto. Quanto mais a gente vai entrando no esporte mais vai entendendo como a coisa é”, comentou.

Para o piloto, o medo é um fator importante para que a pessoa não ultrapasse os limites na hora de voar de asa delta ou paramotor. “A pessoa que tem medo ela voa para o resto da vida”, finalizou.

Entenda o caso

Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o acidente ocorreu por volta das 10h55, na praia do bairro São Rafael. Testemunhas afirmaram que o piloto caiu com o bico da asa delta.

Logo após a queda do paramotor, os guarda-vidas entraram no mar em busca da vítima. O grupamento também solicitou o apoio da Aeronave Águia 11 para as buscas.

As buscas para localizar o empresário foram suspensas neste período noturno e, também, por causa do mau tempo. Os trabalhos serão retomados na região nas primeiras horas da manhã desta sexta (3).

loading...