Dia dos Pais deve movimentar cerca de 7% das vendas na região, aponta CDL

Por Santa Portal em 30/07/2025 às 11:00

Divulgação
Divulgação

O Dia dos Pais, celebrado em 10 de agosto, deve movimentar as lojas da região. Faltando menos de duas semanas para a quarta data mais comemorativa do comércio, o movimento ainda é tímido, mas as promoções e as opções de presente já estão expostas em muitos locais.

No litoral de São Paulo, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Santos Praia (CDL Santos Praia), Nicolau Miguel Obeidi, as vendas devem subir 7% em relação ao ano passado. “É um momento que tem mais gente circulando e já pensando nas compras, num mês que é mais fraco depois de férias e sem feriado, dá uma movimentada boa no comércio”, pontua.

Pesquisa nacional

Segundo um levantamento feito em todas as capitais do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, pelo menos 65% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente. Com isso, em todo País a expectativa é de pelo menos 106,3 milhões de pessoas indo às compras.

O levantamento aponta que os consumidores pretendem gastar em média R$ 255. A nível nacional, a data deve movimentar cerca de R$ 27,13 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Seis em cada dez consumidores, o que corresponde a 62% acreditam que os produtos estão mais caros e por isso, devem ser mais comedidos.

Perfumes, roupas e cosméticos lideram o ranking dos presentes

Os campões de vendas devem ser as roupas, opção de (44%) dos entrevistados; seguido de perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios (18%) como carteiras, cintos, meias, óculos e relógios. A maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, neste universo, (46%) devem pagar no Pixou no cartão de débito (18%).

A maioria dos entrevistados (76%) pretende realizar suas compras em lojas físicas. (31%) escolheram shoppings centers, (18%) lojas de departamento e (16%) shopping populares, o restante (35%) pretendem comprar pela internet.

Em relação aos locais de comemoração, (37%) escolheram a própria casa, seguidos de (32%) que vão pra casa do pai e o restante deve sair para bares e restaurantes.

Inadimplentes também vão comprar presente

Mesmo com problemas de inadimplência, cerca de (24%) dos entrevistados admitem que costumam gastar mais do que podem com os presentes para os pais e (13%) pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, (35%) dos que pretendem presentear estão com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que (74%) destes também estão com o nome negativado, um aumento de nove pontos percentuais em comparação com o ano passado.

“Por um lado, se vender mais é bom, ver que as pessoas se endividam para isso, preocupa. O ideal é que as pessoas possam se planejar para evitar acumular ainda mais problemas financeiros. De repente, se neste momento está complicado, deixar passar em branco ou comprar uma lembrança mais em conta, pode ser uma saída”, diz o presidente da CDL Santos Praia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.