Cristina Wiazowski toma posse em Mongaguá e projeta “corrida contra o tempo”
Por Santa Portal em 12/07/2025 às 06:00

Cristina Wiazowski (PP) assumiu a Prefeitura de Mongaguá na noite desta sexta-feira (11), em cerimônia realizada na Praça Dudu Samba, no Centro da cidade. A progressista, primeira mulher a comandar o município, foi empossada ao lado do vice-prefeito Julio Cezar de Carvalho Santos, o Julio da Imobiliária (PDT).
Emocionada, Cristina definiu o momento como histórico, mas enfatizou que terá um grande desafio pela frente até o final do mandato, em 2028. “A gente vai ter que correr contra o tempo, em busca de parcerias com o Governo Federal, Estadual e com os deputados, para que ajudem a cidade de Mongaguá”, afirmou.
A prefeita destacou o papel do secretário de Governo, Paulo Wiazowski Filho (PP), que é seu marido. Paulinho venceu o pleito de 2024, mas teve sua candidatura cassada devido à rejeição das contas de sua gestão em 2012, o que resultou na convocação de uma eleição suplementar, vencida por Cristina em 8 de junho.
“Um grande gestor aqui ao meu lado, que será o meu secretário de Governo e nos ajudará a desenvolver políticas públicas para o avanço de Mongaguá”, declarou. “Nosso secretariado não tem partido. Existe uma equipe com o mesmo objetivo: a reconstrução de Mongaguá”, completou.
Grande expectativa
Cristina teve a maior votação da história de Mongaguá, com 17.948 votos, superando Rodrigo Casa Branca (União Brasil), que recebeu 9.109 votos. Segundo a prefeita, que foi diplomada na quinta-feira (10), a confiança expressiva da população a motiva a liderar a cidade.
“A expectativa da população é muito grande e a gente vai trabalhar muito para devolver todo esse carinho e toda essa confiança, com muito trabalho, muito amor e humildade”.
Ela assume o posto deixado pelo prefeito interino Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União Brasil), que agora retorna à presidência da Câmara. Cristina destacou os laços criados durante o processo de transição, com a instalação de uma comissão responsável por levantar um diagnóstico completo da situação do município.
“Será uma relação de perfeita harmonia e transparência [entre Executivo e Legislativo]. Ele foi muito coerente nesse governo de transição, permitindo que a equipe atuasse para fazer um levantamento. E, com certeza, junto à Câmara, teremos um bom relacionamento”, concluiu.