Bertioga e Guarujá registram deslizamentos após chuvas; Defesa Civil de SP mobiliza gabinete de crise

Por Santa Portal em 08/02/2026 às 18:00

Reprodução
Reprodução

As chuvas intensas que atingiram a região nas últimas 24 horas causaram pontos de alagamento e deslizamentos em Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo.

Bertioga

De acordo com a Defesa Civil de Bertioga, o município foi atingido por fortes chuvas entre a noite de sábado (7) e a madrugada de domingo (8), com o registro de três ocorrências em bairros distintos. Bertioga registrou o terceiro maior volume de chuva no estado de São Paulo nas últimas 24h: 126 mm. O volume é considerado extremamente elevado para um único dia.

Em Boraceia, uma residência foi atingida por alagamento em razão de estar construída abaixo do nível da via. A família foi acolhida e encaminhada para um imóvel disponibilizado pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do bairro.

Também foi registrada a queda de uma árvore em via pública, ocorrência que foi prontamente atendida e solucionada pela Secretaria de Serviços Urbanos.

A terceira ocorrência envolveu o deslizamento de vegetação no quintal dos fundos de três edificações.

Não houve vítimas, apenas prejuízos materiais. A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e permanece em estado de atenção.

Guarujá

Segundo informações do Governo de SP, em Guarujá também houve um deslizamento de terra e interdição preventiva de uma moradia, com um morador desalojado, por causa das fortes chuvas das últimas horas.

Vale lembrar que, na última quinta-feira (5), a Cidade já havia sido bastante afetada por um temporal. Na ocasião, a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de deslizamento de terra no Morro do Engenho, que atingiu três moradias. As casas foram interditadas, os moradores foram encaminhados para a associação de moradores e estão sendo assistidos pela equipe da Sedeas. No total, oito adultos e quatro menores ficaram desalojados. Não houve vítimas.

Houve também o registro de uma queda de árvore na Estrada de Santa Cruz dos Navegantes e no Morro da Vila Baiana houve um pequeno deslizamento de terra, em uma área que já havia sido interditada anteriormente pela Defesa Civil, onde não havia pessoas residindo, pois as moradias já haviam sido desocupadas preventivamente.

Gabinete de crise

A Defesa Civil do Estado de São Paulo acionou o gabinete de crise de forma presencial neste domingo (8). O alerta para chuvas intensas permanece válido até a próxima segunda-feira (9). As precipitações se intensificaram nas últimas 24 horas em razão da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Desde 14h, as concessionárias de energia, abastecimento de água, serviço de gás, telefonia, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Fundo Social do Estado, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), a SP Águas, o Corpo de Bombeiros e a Artesp estarão com representantes à sede da Defesa Civil, no Palácio dos Bandeirantes. O gabinete de crise também seguirá mobilizado ao longo desta segunda.

A Defesa Civil do Estado informa ainda que segue em monitoramento contínuo das condições meteorológicas e mantém contato permanente com as defesas civis municipais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.