Baixada Santista permanece com a maioria das praias impróprias para banho neste feriadão
Por Santa Portal em 20/11/2025 às 12:00
A Baixada Santista tem grande parte de suas praias impróprias para banho neste feriado prolongado de Consciência Negra, segundo o boletim semanal divulgado nesta quinta-feira (20) pela Cetesb. Das nove cidades monitoradas na região, Mongaguá segue com 100% dos pontos avaliados classificados como inadequados. Santos é a única cidade com todos os trechos próprios.
O cenário é semelhante ao da semana passada, mas com uma diferença: Santos havia registrado um ponto impróprio e agora voltou a ter todos liberados. As demais cidades apresentam o mesmo padrão de contaminação registrado no boletim anterior.
Em Praia Grande, 11 das 12 praias estão impróprias, com exceção de Vila Mirim. Em São Vicente, quatro dos seis pontos avaliados foram reprovados: Divisa, Milionários, Gonzaguinha e Prainha. Somente Itararé (posto 2) e Ilha Porchat estão liberados para banho.
Guarujá tem seis praias inadequadas: Perequê, Enseada (Estrada do Pernambuco), Enseada nos trechos da Rua Chile e Av. Santa Maria e Pitangueiras nos trechos da Av. Puglisi e Rua Silvia Valadão. Em Bertioga, duas das nove praias monitoradas foram consideradas impróprias: Enseada (Vista Linda) e Enseada (Rua R. Costábile).
Itanhaém aparece com 10 das 12 praias impróprias. A única com boa qualidade é Campos Elíseos. Em Peruíbe, cinco dos seis pontos monitorados tiveram classificação negativa, restando apenas a Prainha como própria para banho. Mongaguá segue com todas as sete praias inadequadas pelo segundo boletim consecutivo.
Balneabilidade
A Cetesb alerta que a presença de esgoto no mar pode expor banhistas a patógenos como bactérias, vírus e protozoários. Os grupos mais vulneráveis são crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Entre as doenças mais comuns associadas ao contato com água contaminada está a gastroenterite, geralmente de origem viral.
A classificação da qualidade da água tem como base a concentração de coliformes fecais, bactérias presentes em fezes humanas e animais. Chuvas, marés, rios que deságuam na praia e redes clandestinas de esgoto podem influenciar os resultados.