Sharon Osbourne diz que Ozzy foi orientado por médico a não fazer último show
Por Folha Press em 10/12/2025 às 17:43
Em entrevista a Piers Morgan, Sharon Osbourne afirmou que Ozzy foi orientado a não fazer seu último show, pois o esforço poderia o levar à morte.
Ozzy Osbourne morreu em julho, aos 76 anos, poucos dias após o seu show de despedida. O show, na cidade de origem do Black Sabbath, em Birmingham, marcou a primeira vez em que os integrantes fundadores da banda -o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward- se reuniram em 20 anos, e contou ainda com apresentações curtas das principais bandas de metal em atividade, algumas das quais tocaram covers de Black Sabbath. A plateia do festival foi estimada em 50 mil pessoas.
Junto com sua banda Black Sabbath, Ozzy ajudou a inventar o heavy metal no final da década de 1960,
“Ele esteve muito doente neste ano, terrivelmente doente”, disse Sharon. “Quando viemos para a Inglaterra e nos encontramos com uma nova equipe médica para ele, o médico principal disse: ‘Se você fizer esse show, é isso. Você não vai aguentar.'”
“Então, ele sabia que, se seguisse adiante com o show, provavelmente estaria se matando”, ela disse ao apresentador. “Ele sabia que o corpo dele estava falhando. Ele sentia tanta dor. Teve pneumonia três vezes neste ano e teve sepse.”
“E nós apenas ficamos ali sentados, e ele [Ozzy] disse: ‘Eu vou fazer. Eu quero fazer e eu vou fazer.'”, completou Sharon.
Ozzy sofria de Parkinson em 2020 e tinha problemas na coluna resultantes de uma queda que sofreu em casa, em Los Angeles, em 2019, quando levantou à noite para ir ao banheiro.
Antes disso, em 2003, Ozzy quebrou o pescoço, a clavícula e as costelas em um acidente de quadriciclo em sua casa em Buckinghamshire, no Reino Unido, que quase o deixou paralisado.
Sharon também descreveu como foram os últimos momentos de Ozzy. Segundo ela, o cantor acordou cedo e a pediu que o abraçasse e o beijasse. Ele tinha o hábito de acordar cedo e malhar. Naquela manhã, ele disse “eu tenho que descer e me exercitar.” Ele desceu, se exercitou por cerca de 20 minutos e morreu.
A trajetória de Ozzy no Black Sabbath foi marcada tanto pelo brilho criativo e pelo caos. Seu comportamento errático e seus problemas com abuso de substâncias tornaram-se lendários, levando à sua saída da banda em 1979. Mas o revés marcou o início de uma carreira solo muito bem-sucedida.
John Michael Osbourne nasceu em Birmingham, no Reino Unido, em 1948. Criado em uma família da classe trabalhadora, ele abandonou a escola aos 15 anos e se dedicou a profissões como encanador, operário e trabalhador de matadouro. Chegou a se envolver com pequenos crimes e foi preso, durante dois meses, por roubo.
Após ser solto, Ozzy cantou com uma série de grupos de rock da sua cidade, até que estabeleceu a banda Earth ao lado do guitarrista Tony Iommi. Pela existência de outro grupo com o mesmo nome, mais tarde renomeou a banda como Black Sabbath, em homenagem a um antigo filme estrelado por Boris Karloff.